Gênero e representação política: um estudo sobre a representação sindical de trabalhadoras/es em educação
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.46058Resumo
O artigo parte da insuficiência de estudos sobre gênero em sindicatos de educação no Brasil. Observamos que os poucos trabalhos existentes dedicam-se a discutir a participação sindical das mulheres, sem ingressar mais diretamente na posição dos próprios sindicatos. Sabendo que diferenças de gênero e de diversidade sexual são componentes de processos de distribuição de poder e desigualdade social, tivemos por objetivo verificar a proporcionalidade entre homens e mulheres ocupantes de cargos diretivos em sindicatos filiados à CNTE. Para tanto, realizamos levantamentos nos sites da CNTE e de seus sindicatos. Quanto à divisão de poder por sexo, constatamos que, tal como ocorre em outros espaços institucionais como no Legislativo e no Executivo brasileiros, a presença masculina ainda é maior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.