Currículo, gênero e ensino: as demarcações de gênero por meio da educação escolar em Guarapuava-PR (1971-1983)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48975Resumo
O presente trabalho pretende realizar uma investigação histórica sobre as propostas curriculares elaboradas na Escola Ana Vanda Bassara, durante os anos de 1971-1983, em Guarapuava-PR, com o objetivo em perceber como a instituição interpretou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº. 5.692/71, em vigor durante o período pesquisado. A análise conta com o aporte teórico de Joan Scott (1995) que fornece subsídios para a compreensão e utilização do uso do gênero como categoria de análise. Entre as fontes selecionadas, currículo, livros ata e legislação, acredita-se que junto ao uso da categoria gênero, é possível compreender parte das tensões socioculturais do período, e de como a escola inserida em um espaço instituído por meio das diferenças e desigualdades de gênero, contribuiu para o reforço de tais assimetrias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.