Currículo, gênero e ensino: as demarcações de gênero por meio da educação escolar em Guarapuava-PR (1971-1983)
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48975Abstract
O presente trabalho pretende realizar uma investigação histórica sobre as propostas curriculares elaboradas na Escola Ana Vanda Bassara, durante os anos de 1971-1983, em Guarapuava-PR, com o objetivo em perceber como a instituição interpretou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº. 5.692/71, em vigor durante o período pesquisado. A análise conta com o aporte teórico de Joan Scott (1995) que fornece subsídios para a compreensão e utilização do uso do gênero como categoria de análise. Entre as fontes selecionadas, currículo, livros ata e legislação, acredita-se que junto ao uso da categoria gênero, é possível compreender parte das tensões socioculturais do período, e de como a escola inserida em um espaço instituído por meio das diferenças e desigualdades de gênero, contribuiu para o reforço de tais assimetrias.
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