Currículo, gênero e ensino: as demarcações de gênero por meio da educação escolar em Guarapuava-PR (1971-1983)

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DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48975

Resumo

O presente trabalho pretende realizar uma investigação histórica sobre as propostas curriculares elaboradas na Escola Ana Vanda Bassara, durante os anos de 1971-1983, em Guarapuava-PR, com o objetivo em perceber como a instituição interpretou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº. 5.692/71, em vigor durante o período pesquisado. A análise conta com o aporte teórico de Joan Scott (1995) que fornece subsídios para a compreensão e utilização do uso do gênero como categoria de análise. Entre as fontes selecionadas, currículo, livros ata e legislação, acredita-se que junto ao uso da categoria gênero, é possível compreender parte das tensões socioculturais do período, e de como a escola inserida em um espaço instituído por meio das diferenças e desigualdades de gênero, contribuiu para o reforço de tais assimetrias.

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Biografia do Autor

Jorge Luiz Zaluski, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, jorgezaluski@hotmail.com

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Publicado

2019-02-01

Como Citar

LUIZ ZALUSKI, J. . Currículo, gênero e ensino: as demarcações de gênero por meio da educação escolar em Guarapuava-PR (1971-1983). Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 755–769, 2019. DOI: 10.5216/ia.v43i3.48975. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48975. Acesso em: 22 dez. 2024.