SIGNWRITING: a proposta de leitura para alunos surdos pela transcrição da Língua Brasileira de Sinais

Autores

  • Edmarcius Carvalho Novaes Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil, edmarcius@hotmail.com
  • Edmara Carvalho Novaes Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares (UNIPAC), Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil, edmaracn@hotmail.com
  • Jéssika Rocha de Moura Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, jessika0302@hotmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.50212

Resumo

Uma nova estratégia de ensino baseada na transição direta dos sinais da Libras – Língua Brasileira de Sinais, denominada “SIGNWRITING”, apresenta-se como importante instrumento pedagógico para alunos surdos. Neste sentido, este artigo objetiva identificar como essa estratégia se constitui instrumento pedagógico para o estímulo à leitura de crianças surdas. A metodologia empregada é revisão bibliográfica (STUMF, 2005; CAPOVILLA, 2005; NOVAES, 2014) e documental. Conclui-se que o “SIGNWRITING” é de significativa importância no desenvolvimento de alunos surdos, fazendo com que consigam, de forma mais aprimorada, adquirirem a sua própria Língua de Sinais – e ao mesmo tempo a Língua Portuguesa enquanto segunda língua – a partir da leitura realizada com esta forma de transição dos sinais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edmarcius Carvalho Novaes, Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE), Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil, edmarcius@hotmail.com

Edmara Carvalho Novaes, Faculdade Presidente Antônio Carlos de Governador Valadares (UNIPAC), Governador Valadares, Minas Gerais, Brasil, edmaracn@hotmail.com

Jéssika Rocha de Moura, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, jessika0302@hotmail.com

Downloads

Publicado

2019-03-12

Como Citar

CARVALHO NOVAES, E. .; CARVALHO NOVAES, E. .; ROCHA DE MOURA, J. . SIGNWRITING: a proposta de leitura para alunos surdos pela transcrição da Língua Brasileira de Sinais. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 785–800, 2019. DOI: 10.5216/ia.v43i3.50212. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50212. Acesso em: 22 dez. 2024.