Educação em tempos de escola “sem” partido: “a que será que se destina?” uma análise sócio-jurídico-feminista

Autores

  • Mirla Cisne Álvaro DOI 10.5216/ia.v43i3.48945 Inter - Ação, Goiânia, v.43, n.3, p. 632 - 647, set./dez . 201 8 . Disponível em: <http ://dx.doi.org/10.5216/ia.v43i3.48945>. E DUCAÇÃO EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO - - JURÍDICO - FEMINISTA M IRLA C ISNE Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (U ERN), Natal, Rio Grande do Norte , Brasil, mirlacisne@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-4654-8464
  • Maíra Kubik Taveira Mano Universidade Federal d a Bahia (UFBA), Salvador, Bahia , Brasil, maira.kubik@ufba.br https://orcid.org/0000-0002-4201-5636
  • Giulia Maria Janelle Cavalcante de Oliveira Universidade Federal Rural do Semi - Árido (UFERSA) , Mossoró , Rio Grande do Norte , Brasi giuliamjco@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-4834-7500

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48945

Resumo

O objetivo deste trabalho é realizar uma análise sócio-jurídico-feminista sobre a concepção de educação do Programa Escola “sem” Partido e sua expressão em projetos de lei que versam sobre planos educacionais. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental. Como conclusão principal, entendemos que o Escola “sem” Partido reitera o legado de uma democracia restrita, de um país com marcas de autoritarismo, elitismo, racismo, sexismo e heterossexismo. O que está em curso, portanto,  não são apenas projetos de lei, mas a disputa do papel da educação que se associa à projetos de sociedade, que tanto pode contribuir para uma perspectiva conservadora, como pode potencializar a defesa da emancipação humana.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirla Cisne Álvaro, DOI 10.5216/ia.v43i3.48945 Inter - Ação, Goiânia, v.43, n.3, p. 632 - 647, set./dez . 201 8 . Disponível em: <http ://dx.doi.org/10.5216/ia.v43i3.48945>. E DUCAÇÃO EM TEMPOS DE ESCOLA SEM PARTIDO - - JURÍDICO - FEMINISTA M IRLA C ISNE Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (U ERN), Natal, Rio Grande do Norte , Brasil, mirlacisne@gmail.com

Maíra Kubik Taveira Mano, Universidade Federal d a Bahia (UFBA), Salvador, Bahia , Brasil, maira.kubik@ufba.br

Giulia Maria Janelle Cavalcante de Oliveira, Universidade Federal Rural do Semi - Árido (UFERSA) , Mossoró , Rio Grande do Norte , Brasi giuliamjco@gmail.com

Downloads

Publicado

2019-02-01

Como Citar

CISNE ÁLVARO, M.; KUBIK TAVEIRA MANO, M. .; MARIA JANELLE CAVALCANTE DE OLIVEIRA, G. . Educação em tempos de escola “sem” partido: “a que será que se destina?” uma análise sócio-jurídico-feminista . Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 3, p. 632–647, 2019. DOI: 10.5216/ia.v43i3.48945. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/48945. Acesso em: 18 nov. 2024.