Educação em tempos de escola “sem” partido: “a que será que se destina?” uma análise sócio-jurídico-feminista
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48945Resumo
O objetivo deste trabalho é realizar uma análise sócio-jurídico-feminista sobre a concepção de educação do Programa Escola “sem” Partido e sua expressão em projetos de lei que versam sobre planos educacionais. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental. Como conclusão principal, entendemos que o Escola “sem” Partido reitera o legado de uma democracia restrita, de um país com marcas de autoritarismo, elitismo, racismo, sexismo e heterossexismo. O que está em curso, portanto, não são apenas projetos de lei, mas a disputa do papel da educação que se associa à projetos de sociedade, que tanto pode contribuir para uma perspectiva conservadora, como pode potencializar a defesa da emancipação humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.