As haitianas na escola: o peso do passado, a dureza do presente e a esperança no futuro
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v43i3.48953Resumo
Este artigo, fruto do recorte de um estudo de caso, tem como objetivo abordar a violência de gênero no contexto migratório haitiano para o sul do Brasil analisando as trajetórias e o cotidiano de duas jovens estudantes haitianas, por meio de entrevistas realizadas utilizando os princípios da história oral . Para isso, levantamos um breve histórico do significado da migração (diáspora) para o povo haitiano e as mudanças epistemológicas no campo de estudos migratórios no que tange a presença da mulher nestes estudos, para então, refletirmos sobre a violência de gênero evidenciada nas narrativas das estudantes participantes da pesquisa e de como a instituição escolar não têm atuado nessa questão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.