ENSINO SUPERIOR E BARBÁRIE: REFLEXÕES A PARTIR DE MICHEL HENRY E SUA FENOMENOLOGIA DA VIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79176

Palavras-chave:

Barbárie; Ensino Superior; Michel Henry; Fenomenologia da Vida.

Resumo

As reflexões presentes resultam de um estudo sobre a fenomenologia da vida, de Michel Henry. O objetivo deste artigo visou analisar argumentos fundamentais de Henry no contexto da barbárie no Ensino Superior e a decorrente contextualização de atuais desafios à docência. O percurso metodológico de tal análise se deu por meio de pesquisa teórico-bibliográfica, com apropriação conceitual da teoria henriana sobre a fenomenologia e sua crítica à dimensão científica hipertrofiada, imposta historicamente à Universidade a partir da obra A barbárie, cujos conceitos centrais foram cotejados com textos de comentadores. Os resultados alcançados por meio da presente análise demonstram a paulatina exclusão de elementos significativos da vida subjetiva no espaço acadêmico, impulsionada por um crescente protagonismo das forças tecnoeconômicas e midiáticas, acarretando o diagnóstico de um processo de destruição da Universidade como espaço humano da cultura, por excelência. Concluiu-se, nesse sentido, como grande desafio para a educação superior na atualidade, a construção de uma consciência crítica sobre as questões diagnosticadas por Henry, através da proposição de uma prática docente que retome a primazia da vida subjetiva no cotidiano acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Leandro dos Santos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Grajaú, Maranhão, Brasil, marcelolean.s@gmail.com

Professor do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas no Centro de Ciências de Grajaú da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenador do Grupo de Pesquisa UFMA/CNPq: Estudos Interdisciplinares sobre Violência e Cultura de Ódio.

Referências

BARROS, Neide Celia Ferreira. O movimento Escola sem Partido e a popularização do ódio aos docentes. Em Tese, Florianópolis, v. 18, n. 2, p. 142-167, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/78349. Acesso em: 26 abr. 2024.

FEYERABEND, Paul. Contra o método. Trad. Octanny S. da Mota e Leônidas Hegenberg. Rio de Janeiro: F. Alves, 1977.

GALEANO, Eduardo. El libro de los abrazos. México: Siglo Veintiuno Editores, 2017.

HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. Trad. Enio Paulo Giachini. Petrópolis: Vozes, 2015.

HENRY, Michel. A barbárie. Trad. Luiz Paulo Rouanet. São Paulo: É Realizações, 2012.

PAGNUSSAT, Janessa; GRZIBOWSKI, Silvestre. A ressignificação da cultura a partir da revolução científica: um estudo a partir da fenomenologia de Michel Henry. Aufklärung, João Pessoa, v.7, n.3., Set.¬ Dez., 2020, p. 203¬-212. Disponível em: https://doi.org/10.18012/arf.v7i3.52802. Acesso em: 21 abr. 2024.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Expansão do ensino superior: contextos, desafios, possibilidades. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 2, p. 253-266, jul. 2009. Disponível em: scielo.br/j/aval/a/N6mSpvQz9XYr4K7Xcdzv3mD/?format=pdf. Acesso em: 22 abr. 2024.

ZYLBERSZTAJN, Arden. Galileu: um cientista e várias versões. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 5 (Número Especial), p. 36-48, 1988.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Como Citar

SANTOS, M. L. dos. ENSINO SUPERIOR E BARBÁRIE: REFLEXÕES A PARTIR DE MICHEL HENRY E SUA FENOMENOLOGIA DA VIDA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1187–1200, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.79176. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79176. Acesso em: 21 nov. 2024.