ENSINO SUPERIOR E BARBÁRIE: REFLEXÕES A PARTIR DE MICHEL HENRY E SUA FENOMENOLOGIA DA VIDA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79176Palavras-chave:
Barbárie; Ensino Superior; Michel Henry; Fenomenologia da Vida.Resumo
As reflexões presentes resultam de um estudo sobre a fenomenologia da vida, de Michel Henry. O objetivo deste artigo visou analisar argumentos fundamentais de Henry no contexto da barbárie no Ensino Superior e a decorrente contextualização de atuais desafios à docência. O percurso metodológico de tal análise se deu por meio de pesquisa teórico-bibliográfica, com apropriação conceitual da teoria henriana sobre a fenomenologia e sua crítica à dimensão científica hipertrofiada, imposta historicamente à Universidade a partir da obra A barbárie, cujos conceitos centrais foram cotejados com textos de comentadores. Os resultados alcançados por meio da presente análise demonstram a paulatina exclusão de elementos significativos da vida subjetiva no espaço acadêmico, impulsionada por um crescente protagonismo das forças tecnoeconômicas e midiáticas, acarretando o diagnóstico de um processo de destruição da Universidade como espaço humano da cultura, por excelência. Concluiu-se, nesse sentido, como grande desafio para a educação superior na atualidade, a construção de uma consciência crítica sobre as questões diagnosticadas por Henry, através da proposição de uma prática docente que retome a primazia da vida subjetiva no cotidiano acadêmico.
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