RANKINGS ACADÊMICOS INTERNACIONAIS COMO REGULADORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE ACERCA DOS SEUS USOS EM DELIBERAÇÕES SOBRE POLÍTICAS INSTITUCIONAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v49i2.79138

Palavras-chave:

Educação Superior; Rankings Acadêmicos; Políticas Institucionais; Universidades Públicas.

Resumo

Nas últimas duas décadas, rankings acadêmicos internacionais ganharam relevância na educação superior global. Referências para a formulação de políticas públicas e opiniões de importantes atores no campo, essas classificações têm influenciado atividades acadêmicas e administrativas de instituições de educação superior pelo mundo. No Brasil, pesquisas têm evidenciado a presença de rankings em Planos de Desenvolvimento Institucional e em mídias universitárias; no entanto, suas consequências nos processos de tomada de decisão nas instituições ainda são pouco conhecidas. Este artigo procura contribuir com tal entendimento, analisando atas dos Conselhos Universitários da USP e da Unicamp entre 2010 e 2023. Os resultados revelam que rankings são mobilizados como fonte de autoridade externa na construção de estratégias argumentativas, alterando como diversos agentes dão sentidos à qualidade na educação superior.

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Biografia do Autor

André Dutra Martins, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil, andrefmartins@usp.br

É doutorando em educação na Universidade de São Paulo, no Programa de Pós-Graduação em Educação e mestre pelo mesmo Programa. É Bacharel em Relações Econômicas Internacionais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Seus interesses de pesquisa são as influências do neoliberalismo na educação e a economia da educação. Em sua tese de doutoramento, estuda rankings internacionais no Brasil e nos Estados Unidos.

Gladys Beatriz Barreyro, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, Brasil, gladysb@usp.br

Professora Associada da Universidade de São Paulo, no Programa de Pós-Graduação em Educação e na Escola de Artes, Ciências e Humanidades. É pós-doutora em educação (CIHEBoston College), Doutora em Educação (USP) e Mestre em Ciências Sociais-Educação (FlacsoArgentina). Seus interesses de pesquisa são as políticas de educação superior no Brasil e as políticas de avaliação da educação superior nas escalas global, regional e nacional. Atualmente pesquisa a influência dos rankings acadêmicos internacionais em nível institucional, nas universidades brasileiras.

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

MARTINS, A. D.; BARREYRO, G. B. RANKINGS ACADÊMICOS INTERNACIONAIS COMO REGULADORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE ACERCA DOS SEUS USOS EM DELIBERAÇÕES SOBRE POLÍTICAS INSTITUCIONAIS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 2, p. 1082–1097, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i2.79138. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79138. Acesso em: 3 dez. 2024.

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