PERCEPÇÕES DO USO ARTIVISMO ALIADO À PEDAGOGIA FEMINISTA EM UM EXPERIMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76097Palavras-chave:
Alfabetização Midiática Informacional; Artivismo; Educação Básica; Pedagogia Feminista; Pensamento Computacional.Resumo
Este artigo é fruto de uma pesquisa que desenvolveu um experimento unindo práticas de artivismo e leitura crítica da mídia usando a pedagogia feminista, exercitando o pensamento computacional. A questão foi a busca sobre as contribuições do artivismo na formação de usuários críticos da cultura digital. Os dados foram construídos pela observação das oficinas, entrevistas e exame do material produzido através da análise de prosa. Os resultados sugeriram que os participantes dominam habilidades básicas como identificar padrões, hierarquizar a informação, mas demonstram pouca familiaridade com a análise crítica de representações, o que reforça a relevância da Alfabetização Midiática Informacional (AMI) no currículo escolar.
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