PERCEPÇÕES DO USO ARTIVISMO ALIADO À PEDAGOGIA FEMINISTA EM UM EXPERIMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76097

Mots-clés :

Alfabetização Midiática Informacional; Artivismo; Educação Básica; Pedagogia Feminista; Pensamento Computacional.

Résumé

Este artigo é fruto de uma pesquisa que desenvolveu um experimento unindo práticas de artivismo e leitura crítica da mídia usando a pedagogia feminista, exercitando o pensamento computacional. A questão foi a busca sobre as contribuições do artivismo na formação de usuários críticos da cultura digital. Os dados foram construídos pela observação das oficinas, entrevistas e exame do material produzido através da análise de prosa. Os resultados sugeriram que os participantes dominam habilidades básicas como identificar padrões, hierarquizar a informação, mas demonstram pouca familiaridade com a análise crítica de representações, o que reforça a relevância da Alfabetização Midiática Informacional (AMI) no currículo escolar.

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Biographie de l'auteur-e

Angela Aparecida de Almeida, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, angielis@gmail.com

Mestre em Educação pela UFTM (Uberaba-MG). É especialista em Tecnologias Integradas à Educação pela FAZU (2008), em Supervisão, Gestão e Inspeção Escolar pela UNIUBE (2020), em Educação, gêneros e sexualidade pela FACUMINAS (2022), em Cultura Afro-Brasileira na Educação também pela FACUMINAS (2022), em Desenvolvimento de Jogos Digitais pela Faculdade Iguaçu - FACULESTE (2023) e em Inteligência Artificial pela Faculdade Iguaçu - FACULESTE (2023). Possui Licenciatura em Ciências Biológicas pelo CESUBE (2004), graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFTM (2010), Licenciatura em Pedagogia pela Unifran (2019) e Licenciatura em Informática pela Uniasselvi (2021). Membro do Grupo 'Bruxas Educadoras' de Estudos e Pesquisas sobre Mídia, Educação e Feminismo.

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Publié-e

2024-05-15

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ALMEIDA, A. A. de. PERCEPÇÕES DO USO ARTIVISMO ALIADO À PEDAGOGIA FEMINISTA EM UM EXPERIMENTO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 71–87, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i1.76097. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76097. Acesso em: 21 nov. 2024.