JOVENS MULHERES DE PERIFERIA E O FUNK OSTENTAÇÃO

Autores

  • Karla Saraiva ULBRA
  • Juliana Vargas ULBRA

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.40795

Palavras-chave:

Estudos Culturais, gênero, consumo, música.

Resumo

O artigo visa analisar relações estabelecidas entre jovens alunas de uma escola da periferia do município de Porto Alegre (RS) e o estilo musical funk ostentação. Mais especificamente, busca-se problematizar a construção de ideais de relacionamentos afetivo-sexuais e de relações de gênero, pelas jovens, em articulação com tais músicas. Primeiramente, analisam-se as cinco músicas de maior evidência entre as jovens e, posteriormente, problematizam-se os dados produzidos em grupos de discussão. Dentre os resultados, destacamos a acolhida das jovens para os enunciados que destacam os homens como promotores financeiros dos sonhos de consumo femininos e seus anseios por relacionamentos de maior durabilidade, contrariando a representação de sucessivos relacionamentos breves apresentados nas suas músicas preferidas.

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Biografia do Autor

Karla Saraiva, ULBRA

Doutora em Educação pela UFRGS, professora do Curso de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Juliana Vargas, ULBRA

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

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Publicado

2016-08-26

Como Citar

SARAIVA, K.; VARGAS, J. JOVENS MULHERES DE PERIFERIA E O FUNK OSTENTAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 2, p. 337–354, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i2.40795. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40795. Acesso em: 23 nov. 2024.