JOVENS MULHERES DE PERIFERIA E O FUNK OSTENTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.40795Palabras clave:
Estudos Culturais, gênero, consumo, música.Resumen
O artigo visa analisar relações estabelecidas entre jovens alunas de uma escola da periferia do município de Porto Alegre (RS) e o estilo musical funk ostentação. Mais especificamente, busca-se problematizar a construção de ideais de relacionamentos afetivo-sexuais e de relações de gênero, pelas jovens, em articulação com tais músicas. Primeiramente, analisam-se as cinco músicas de maior evidência entre as jovens e, posteriormente, problematizam-se os dados produzidos em grupos de discussão. Dentre os resultados, destacamos a acolhida das jovens para os enunciados que destacam os homens como promotores financeiros dos sonhos de consumo femininos e seus anseios por relacionamentos de maior durabilidade, contrariando a representação de sucessivos relacionamentos breves apresentados nas suas músicas preferidas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.