EDUCAÇÃO, ESCOLA E FORMAÇÃO

Autores

  • Ildeu Moreira Coêlho Universidade Federal de Goiás
  • Ged Guimarães Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v37i2.20728

Palavras-chave:

Educação, Escola, Formação, Autonomia.

Resumo

O artigo trabalha a relação intrínseca entre educação, escola e formação. Na Grécia do período clássico os gregos buscam o sentido original da formação do homem para vida pública, visando à existência da pólis e do homem excelente e justo, o que exige permanente cuidado e vigilância sobre os interesses e a vontade dos indivíduos. Daí o sentido e a importância fundamental conferida à paideía, à educação como formação cívica e cultural para a efetiva participação na vida coletiva. Ao caminhar no sentido oposto, a educação e a escola hoje tem se perdido na esfera da prática, do utilitário, da quali?cação, da pro?ssionalização do indivíduo, da preparação para o mercado de trabalho, e esquecido o sentido primeiro de sua existência: contribuir para que o homem, a sociedade e a humanidade busquem a excelência, a vida virtuosa. Uma educação, uma escola diferente, não só é possível, mas necessária, e trabalhar para instituí-la é defender a causa da autonomia, da liberdade, da política, da primazia da vida pública e da ética.

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Publicado

2012-10-19

Como Citar

COÊLHO, I. M.; GUIMARÃES, G. EDUCAÇÃO, ESCOLA E FORMAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 37, n. 2, p. 323–340, 2012. DOI: 10.5216/ia.v37i2.20728. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20728. Acesso em: 21 dez. 2024.

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