CONSTRUÇÃO DE JOGOS COM FUTUROS PROFESSORES VISANDO O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76694Mots-clés :
Criatividade; Formação de Professores; Linguagem de Programação; Aprendizagem.Résumé
Entre as habilidades do século XXI, a criatividade é um aspecto que precisa ser desenvolvido. O uso do jogo em ambientes educacionais se faz importante pois utiliza a criatividade, a autonomia e a troca de ideias. Neste artigo, são apresentados os resultados de um estudo de pesquisa que se concentrou na criação de um ambiente de desenvolvimento de jogos usando a plataforma SCRATCH, com base nos princípios da educação STEM. O objetivo principal consistiu em analisar as características de um ambiente maker e identificar indícios de criatividade manifestados por professores em formação inicial durante a construção de jogos. O estudo contou com a participação de 39 alunas do curso de Licenciatura em Educação Básica da Universidade do Minho, em Portugal. A metodologia adotada foi um estudo de caso baseado no paradigma qualitativo. Os dados foram recolhidos por meio de observação participante, entrevistas individuais e análise de documentos produzidos pelas participantes. Foram analisados os indícios da aprendizagem criativa. É possível notar que o trabalho em equipe, a liberdade de criação e o ambiente fornecem suporte para que as alunas possam produzir de maneira mais eficiente e destacar seus aspectos criativos.
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