CONSTRUÇÃO DE JOGOS COM FUTUROS PROFESSORES VISANDO O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE

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DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76694

Mots-clés :

Criatividade; Formação de Professores; Linguagem de Programação; Aprendizagem.

Résumé

Entre as habilidades do século XXI, a criatividade é um aspecto que precisa ser desenvolvido. O uso do jogo em ambientes educacionais se faz importante pois utiliza a criatividade, a autonomia e a troca de ideias. Neste artigo, são apresentados os resultados de um estudo de pesquisa que se concentrou na criação de um ambiente de desenvolvimento de jogos usando a plataforma SCRATCH, com base nos princípios da educação STEM. O objetivo principal consistiu em analisar as características de um ambiente maker e identificar indícios de criatividade manifestados por professores em formação inicial durante a construção de jogos. O estudo contou com a participação de 39 alunas do curso de Licenciatura em Educação Básica da Universidade do Minho, em Portugal. A metodologia adotada foi um estudo de caso baseado no paradigma qualitativo. Os dados foram recolhidos por meio de observação participante, entrevistas individuais e análise de documentos produzidos pelas participantes. Foram analisados os indícios da aprendizagem criativa. É possível notar que o trabalho em equipe, a liberdade de criação e o ambiente fornecem suporte para que as alunas possam produzir de maneira mais eficiente e destacar seus aspectos criativos.

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Letícia Cacciolari Bordini, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina, Paraná, Brasil, leticiacacciolarib@gmail.com

Mestre em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Londrina, Pedagoga pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) – Cornélio Procópio, com especialização em Alfabetização e Letramento e Educação Especial e inclusiva. Professora no ensino fundamental na rede municipal de Londrina.

Alexandra Gomes, Universidade do Minho (UMINHO), Braga, Portugal, magomes@ie.uminho.pt

Professora auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho), investigadora integrada no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC).Doutorada em Estudos da Criança, ramo de Matemática Elementar, leciona várias Unidades Curriculares de Matemática Elementar e Didática da Matemática quer na graduação quer na pós-graduação e também supervisiona investigação de pós-graduação, mestrado e doutoramento, nessas áreas.

Paulo Sérgio de Camargo Filho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Londrina, Paraná, Brasil, paulocamargo@utfpr.edu.br

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Londrina (2007) e doutorado (2014) em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professor do Magistério Superior lotado no Departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Londrina/PR, docente permanente e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza. Também é docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual de Londrina. Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade Estadual de Londrina, no Instituto de Física da USP e na Harvard John A. Paulson School Of Engineering And Applied Sciences (2019). É líder do grupo de pesquisa em STEM EDUCATION (UTFPR) cadastrado no CNPq e pesquisador ativo no Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências (UEL).

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Publié-e

2024-05-15

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BORDINI, L. C.; GOMES, A.; FILHO, P. S. de C. CONSTRUÇÃO DE JOGOS COM FUTUROS PROFESSORES VISANDO O DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 49, n. 1, p. 143–160, 2024. DOI: 10.5216/ia.v49i1.76694. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/76694. Acesso em: 21 nov. 2024.