EDUCAÇÃO E CINEMA: CRÍTICA À DOMESTICAÇÃO DA MEMÓRIA EM FILMES DE ANIMAÇÃO DOS ESTÚDIOS DISNEY
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v49i1.76099Mots-clés :
Educação; Disney; Memória; Cinema; Teoria Crítica.Résumé
O artigo é resultado de pesquisa de doutoramento cujo escopo é compreender, a partir do apelo à felicidade, como os filmes de animação dos Estúdios Disney desenvolvem uma linguagem que sedimenta os pressupostos da indústria cultural hegemônica. Em diálogo com a teoria crítica da sociedade de Theodor Adorno e Walter Benjamin, são analisadas três animações – Rei Leão (1994), Frozen (2013) e Zootopia (2016) – e defende a tese de que a felicidade vendida pela Disney, além de vendar os sentidos dos espectadores, dificulta que o público perceba as artimanhas da política cultural de domesticação da memória, cuja tendência é anestesiar a sensibilidade e reproduzir a sensação de um continuum da história vinculado a uma tentativa de assepsia social que empobrece e esvazia o potencial crítico-emancipatório da linguagem cinematográfica.
Téléchargements
Références
ADICHE, C. N. O perigo de uma história única. Tradução Julia Romeu. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. A indústria cultural: o esclarecimento como mistificação das massas. In: ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução Guido Antônio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p. 99-138.
ADORNO, T. W. Minima Moralia: reflexões a partir da vida danificada. São Paulo: Ática, 2017.
ADORNO, T. W. Resumé sobre indústria cultural. [S. l.], 1963. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/208/o/ADORNO_-_R%C3%A9sum%C3%A9_sobre_ind%C3%BAstria_cultural_-_Adorno.htm?1349567486. Acesso em: 30 jan. 2024.
ADORNO, T. W. Educação e Emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
BARBOSA JÚNIOR, A. L. Arte de animação: técnica e estética através da história. São Paulo: Editora Senac, 2002.
BEAUVOIR, S. de. O segundo sexo: fatos e mitos. Tradução Sérgio Milliet. 4. ed. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1970.
BENJAMIN, W. Obras Escolhidas 1: magia e técnica, arte e política. Tradução Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BENJAMIN, W. Baudelaire e a modernidade. Tradução João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
BERNARDET, Jean-Claude. O que é o cinema. São Paulo: Editora Brasiliense, 2012.
CALVINO, I. Seis propostas para o novo milênio. Lições americanas. 2. ed. Tradução Ivo Barroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
CANDIDO, A. et al. A personagem de ficção. 13. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.
CERVANTES, M. de. Dom Quixote de La Mancha. Tradução Ernani Ssó. São Paulo: Penguim Clássicos Companhia das Letras, 2012.
COLOMBO, A. A. Cinema, linguagem e sociedade. 2012. 105 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2012. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/Filosofia/Dissertacoes/colombo_aaa_me_mar.pdf. Acesso em: 05 mar. 2024.
DENIS, S. O cinema de animação. Tradução Marcelo Félix. Lisboa: Gabinete Editorial Texto & Grafia, 2007.
ECO, U. Apocalípticos e Integrados. Tradução Pérola de Carvalho. São Paulo: Perspectiva, 2015.
FERREIRA, R. As 10 animações de maior bilheteria da Disney (até agora!). Adoro Cinema. São Paulo, 17 ago. 2019. Disponível em:
https://www.adorocinema.com/slideshows/filmes/slideshow-150143/. Acesso em: 26 fev. 2024.
FOR the First Time in Forever. Intérprete: Kristen Bell; Idina Menzel. Compositor: Kristen Anderson-Lopez; Robert Lopez. In: Frozen (Original Motion Picture Soundtrack). Intérprete: Kristen Bell; Idina Menzel. Burbank: Wonderland Music Company, 2013. (3:46).
FOSSANTI, C. L. Cinema de animação: um diálogo ético no mundo encantado das histórias infantis. Porto Alegre: Sulina, 2011.
FRANCO, R. R. O cinema com (im)possibilidade formativa: uma discussão a partir da perspectiva de Adorno. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2012. Disponível em: https://files.cercomp.ufg.br/weby/up/6/o/Disserta%C3%A7%C3%A3o__Renata_Rosa_Franco.pdf. Acesso em: 05 mar. 2024.
FROZEN. Direção: Cris Buck; Jennifer Lee. Animação, 1 (DVD) (102 minutos), son., color., dublado (português). EUA, Walt Disney Animation Studios, 2013.
GIROUX, H. A. Memória e Pedagogia no maravilhoso mundo da Disney. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 2009. p. XX-XX.
HERNANDEZ, P. S. R. Cinema e política da boa vizinhança: a expedição de Walt Disney ao Brasil. 2015. 168 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Centro de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: http://www.repositorio-bc.unirio.br:8080/xmlui/handle/unirio/11966. Acesso em: 05 mar. 2024.
JENKINS, H. Cultura da convergência. Tradução Susana L. De Alexandria. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.
KESTERING, V. T. Da princesa em perigo ao príncipe descartado: o amor romântico nos filmes de princesa da Disney. 2017. 162 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ASPHQJ/1/disserta__o___virginia_therezinha_kestering.pdf. Acesso em: 05 mar. 2024.
LAURENCE, F. Disney reverte prejuízo no 4º tri fiscal, mas resultados decepcionam mercado. Valor. São Paulo, 11 nov. 2021. Disponível em: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/11/11/disney-reverte-prejuzo-no-4-tri-fiscal-mas-resultados-decepcionam-mercado.ghtml. Acesso em: 26 fev. 2024.
LET It Go. Intérprete: Idina Menzel. Compositor: Kristen Anderson-Lopez; Robert Lopez. In: Frozen (Original Motion Picture Soundtrack). Intérprete: Idina Menzel. Burbank: Wonderland Music Company, 2013. (3:45).
LOUREIRO, R. Da teoria crítica de Adorno ao cinema crítico de Kugle: educação, história e estética. 2006. 295 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, 2006. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=104636. Acesso em: 05 mar. 2024.
LÖWY, M. Walter Benjamin: aviso de incêndio: uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. Tradução Wanda Nogueira Caldeira Brant. São Paulo: Boitempo, 2005.
MATOS, O. Discretas esperanças. São Paulo: Editora Nova Alexandria, 2006.
MARX, K; ENGELS, F. Manifesto comunista. Tradução Álvaro Pina. 4. reimpressão. São Paulo: Boitempo, 2005.
MEDEIROS, D. Disney faturou mais de US$ 4 bilhões em bilheteria em 2022. Terra. São Paulo, 20 dez. 2022. Disponível em: https://www.terra.com.br/diversao/entre-telas/filmes/disney-faturou-mais-de-us-4-bilhoes-em-bilheteria-em-2022,d7e39731f26270a5d55a8720e7610a68g19hbv9y.html. Acesso em: 26 fev. 2024.
MONTEIRO, P. H. C. M. Alice no país dos signos: uma abordagem peirceana acerca da adaptação disneyficada das personagens de Carroll. 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Tradução) – Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21927?locale=en. Acesso em: 05 mar. 2024.
O REI LEÃO. Direção: Roger Allers e Rob Minkoff. Animação, 1 (DVD) (89 minutos), son., color., dublado (português). EUA, Walter Disney Animation Studios, 1994.
PEGORARO, C. V. M. Animação e quadrinhos Disney: Produção Cultural no início do século XXI. 2016. 417 f. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-01022017-103935/pt-br.php. Acesso em: 05 mar. 2024.
PERES, H. C. Entre choques, cortes e fissuras – A (semi)formação estética: uma análise crítica da apropriação de filmes na educação escolar. 2016. 236 f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2016. Disponível em: https://agendapos.fclar.unesp.br/agenda-pos/educacao_escolar/3763.pdf. Acesso em: 05 mar. 2024.
PUCCI, B. Indústria Cultural e educação. In: VAIDERGORN, J. BERTONI, L. M. (orgs.) Indústria Cultural e Educação. São Paulo: JM Editora, 2003. p. XX-XX.
QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, E. (org.). A colonialidade do saber. Eurocentrismo e Ciências Sociais. Perspectivas Latino-americanas. São Paulo: CLACSO, 2005. p. 117-142.
REUTERS. Lucro da Walt Disney supera expectativas no segundo trimestre com destaque para streaming. G1. São Paulo, 12 ago. 2021. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2021/08/12/lucro-da-walt-disney-supera-expectativas-no-segundo-trimestre-com-destaque-para-streaming.ghtml. Acesso em: 26 fev. 2024.
SANTOS, C. de C. O Vilão desviante: ideologia e heteronormatividade em filmes de animação longa-metragem dos Estúdios Disney. 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Escola de Artes, Ciências e Humanidades , Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/100/100135/tde-09092015-190418/pt-br.php. Acesso em: 05 mar. 2024.
STEN, S. C. EDUCAÇÃO E CINEMA: crítica à domesticação da memória em filmes de animação dos estúdios Disney. 2020. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 2020. Disponível em: https://sappg.ufes.br/tese_drupal//tese_14623_SAMIRA%20STEN_Tese%20Final_pos%20Defesa%20%281%29.pdf. Acesso em: 12 mar. 2024.
TRY Everything. Intérprete: Shakira. Compositor: Sia Furler; Tor Hermansen; Mikkel Eriksen. In: Zootopia: Original Motion Picture Soundtrack. Intérprete: Shakira. West Hollywood: Westlake Recording Studios, 2015. (3:22).
VOGLER, C. A jornada do escritor: estrutura mítica para escritores. Tradução Petê Rissatti. 3. ed. São Paulo: Aleph, 2015.
WILLIAMS, R. O campo e a cidade: na história e na literatura. Tradução Paulo Henrique Britto. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
ZOOTOPIA: essa cidade é o bicho. Direção: Byron Howard e Rich Moore. Animação, 1 (DVD) (108 minutos), son., color., dublado (português). EUA, Walt Disney Animation Studios, 2016.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.