INCONVENIENTES, INTRUSAS E INADEQUADAS: AS DISPUTAS PELA MORADIA ESTUDANTIL MISTA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (1980-1983)

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v48i2.73721

Mots-clés :

Moradia Estudantil; História das Mulheres; História das Instituições Educativas; Casa do Estudante Universitário.

Résumé

O presente estudo tem por objetivo analisar as disputas envolvendo a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a presença feminina na Casa do Estudante Universitário (CEU). Esses conflitos foram decorrentes do ingresso irregular de jovens que disputavam a assistência estudantil nesse espaço que, de 1971 a 1983, era oferecido somente aos homens. A pesquisa foi realizada a partir de um combinado de fontes, mas a preponderância são os documentos obtidos junto ao Arquivo da CEU. Foi possível perceber que a Universidade criou inúmeras barreiras para o acesso feminino e demonstrou uma postura autoritária, assim como o preconceito de muitos servidores em cargos de poder no tocante às suas concepções sobre as mulheres.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Fabiana Pinheiro da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil , fabiana.pinheirodc@gmail.com

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Educacional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É pesquisadora do Instituto Cultural Judaico Marc Chagall e bolsista, pelo Programa de Desenvolvimento Institucional, do Arquivo Memória Faced.

Références

ALMEIDA, Dóris Bittencourt. “Eu sou do interior... eu vim estudar em Porto Alegre”: memórias de experiências sensíveis em uma moradia estudantil (1974-1983). Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 71, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59227. Acesso em: 09 ago. 2022.

ALMEIDA, Dóris Bittencourt; GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi. Romagem do Tempo e Recantos da Memória: reflexões metodológicas sobre História Oral. São Leopoldo: Oikos, 2012.

BELTRÃO, Kaizô Iwakami; ALVES, José Eustáquio Diniz. A reversão do hiato de gênero na educação brasileira no século XX. Cadernos de Pesquisa, [S.l.], v. 39, n. 136, jan. /abr. 2009, p. 125-156. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/8mqpbrrwhLsFpxH8yMWW9KQ/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 16 ago. 2023.

BIROLI, Flávia. Autonomia, dominação e opressão. In: MIGUEL, Luis Felipe; BIROLI, Flávia (orgs.). Feminismo e Política. São Paulo, Boitempo, 2014. p. 109-122.

BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ofício nº 21/1981/Departamento de Serviço Social. Porto Alegre: UFRGS, 07 de agosto de 1981.

BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ofício nº 384/81- R/Pró- Reitoria da Comunidade Universitária. Porto Alegre: UFRGS, 14 de outubro de 1981.

BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ofício nº 34/1982/Departamento de Serviço Social. Porto Alegre: UFRGS, 10 de março de 1982.

BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ofício nº 75/1982/Departamento de Serviço Social. Porto Alegre: UFRGS, 28 de maio de 1982.

BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Ofício nº 30/1982/Departamento de Serviço Social. Porto Alegre: UFRGS, 12 de novembro de 1982.

BRASIL. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Proposta para Alteração do Regimento da Casa do Estudante Universitário – CEU/Pró Reitoria da Comunidade Universitária. Porto Alegre: UFRGS, novembro de 1982.

COLLING, Ana Maria. Tempos diferentes, discursos iguais: a construção histórica do corpo feminino. Dourados: Editora UFGD, 2019.

COSTA, Fabiana Pinheiro da; ALMEIDA, Dóris Bittencourt. A “invasão” feminina na Casa do Estudante Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1980. Revista Educação em Questão, [S.l.], v. 59, n. 60, abr./jun. 2021. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/25105. Acesso em: 09 ago. 2022.

CUNHA, Maria Teresa Santos. Essa coisa de guardar... Homens de letras e acervos pessoais. História da Educação, [S.l.], v. 12, n. 25, p. 109-130, maio/ago. 2008.

FARGE, Arlete. O Sabor do Arquivo. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009.

FORTINO, Sabine. Coexistência dos sexos [verbete]. In: HIRATA, Helena; LABORIE, Françoise; LE DOARÉ, Helène; SENOTIER, Danièle (orgs.). Dicionário Crítico do Feminismo. São Paulo: Editora UNESP, 2009. p. 44-48.

GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. Tradução de Federico Carotti. São Paulo: Companhia da Letras, 1989.

HINTERHOLZ, Marcos Luiz. O lugar onde a casa mora: memórias sobre a Casa do Estudante Aparício Cora de Almeida – CEUACA (1963-1981). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2017. 210f. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/172174. Acesso em: 09 ago. 2022.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas: Editora Unicamp, 1996.

LERNER, Gerda. A criação do Patriarcado: história da opressão das mulheres pelos homens. São Paulo: Cultrix, 2019.

LUCA, Tânia Regina de. Práticas de Pesquisa em História. São Paulo: Contexto, 2021.

MCLAREN, Margaret. Foucault, Feminismo e Subjetividade. Coleção Entregêneros. São

Paulo: Intermeios, 2016.

MÉNDEZ, Natalia Pietra. Discursos e Práticas do Movimento Feminista em Porto Alegre (1975 – 1982). Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

PERROT, Michelle. Mulheres Públicas. São Paulo: Fundação Editora da UNESP, 1998.

PERROT, Michelle. As Mulheres e os silêncios da História. Bauru: Edusc, 2005.

PLETISKAITZ, Katiúcia. A maternidade na Casa do Estudante da UFSM: desafios e conquistas das moradoras mães da CEU. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2018. 133f. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/15159. Acesso em: 09 ago. 2022.

ROSEMBERG, Fúlvia. A Educação de mulheres jovens e adultas no Brasil. In: SAFIOTTI, Heleith; MUÑOZ –VARGAS, Mônica (orgs). Mulher brasileira é assim. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1994.

VIDAL, Diana Gonçalves. Fim do mundo do fim: Avaliação, preservação e descarte documental. In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de (org.). Arquivos, fontes e novas tecnologias: questões para a história da educação. Campinas: Autores Associados; EDUSF, 2000, p. 31-43.

WOLFF, Cristina Scheibe. Resistência [verbete]. In: COLLING, Ana Maria; TEDESCHI, Losandro Antônio (orgs.). Dicionário Crítico de Gênero. Dourados: Ed. Universidade Federal da Grande Dourados, 2019, p. 647-651.

Téléchargements

Publié-e

2023-08-29

Comment citer

COSTA, F. P. da. INCONVENIENTES, INTRUSAS E INADEQUADAS: AS DISPUTAS PELA MORADIA ESTUDANTIL MISTA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (1980-1983). Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 446–459, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i2.73721. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/73721. Acesso em: 21 déc. 2024.