A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST)

Auteurs-es

  • Ramofly Bicalho UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.46007

Mots-clés :

Educação do Campo. Movimentos sociais. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. Formação Política e Pedagógica.

Résumé

O presente artigo é fruto das pesquisas realizadas em educação do campo na sua estreita articulação com os movimentos sociais, tendo a colaboração do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC / CNPq) e do Programa de Educação Tutorial – PET Educação do Campo e Movimentos Sociais, ambos na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem como objetivo central apresentar reflexões realizadas nos últimos anos acerca da concepção de educação do campo no contexto do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a formação dos educadores e sua participação, enquanto seres históricos e culturais. Utilizamos, predominantemente, a pesquisa bibliográfica e documental, em especial, o Caderno de Educação n° 8 – Princípios da Educação no MST. Concluímos que a educação do campo, enquanto práxis libertadora, é utilizada no processo de compreensão das lutas e demandas educacionais defendida pelo MST. Ela dialoga com os gestos, desejos, valores e luta pela terra.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Ramofly Bicalho, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Docente na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica. Lotado no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade. Docente na Licenciatura em Educação do Campo, no PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola e no PPGEduc – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Pós-Doutorando em Educação na Universidade Federal Fluminense – UFF. Título do Projeto: História da Educação do Campo e os Movimentos Sociais no Brasil: as ações do PROCAMPO na formação de educadores. Atuo com as seguintes temáticas: História da Educação do Campo e os Movimentos Sociais. Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos.

Téléchargements

Publié-e

2017-12-07

Comment citer

BICALHO, R. A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST). Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 42, n. 2, p. 297–310, 2017. DOI: 10.5216/ia.v42i2.46007. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/46007. Acesso em: 1 juill. 2024.