A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SÉCULO XXI – DA ALFABETIZAÇÃO AO ENSINO PROFISSIONAL

Auteurs-es

  • Maria Margarida Machado Universidade Federal de Goiás

DOI :

https://doi.org/10.5216/ia.v36i2.16713

Mots-clés :

Educação de jovens e adultos, Políticas nacionais, Educação profissional

Résumé

Este artigo apresenta uma análise da Educação de Jovens e Adultos, partindo das ações implementadas pelo governo federal para esta modalidade de ensino, no contexto da primeira década do Século XXI. O estudo prioriza o diálogo com ações direcionadas inicialmente para a alfabetização, especialmente o Programa Brasil Alfabetizado, chegando a ações voltadas para educação de jovens e adultos trabalhadores, com foco no Proeja no IFG em Goiânia. O indicativo da análise destas ações e programas é de que há uma ampliação do escopo de propostas para escolarização dos jovens e adultos, não se restringindo ou focalizando apenas em alfabetização, tendendo a buscar uma aproximação entre a educação básica e a educação profissional. Todavia, as iniciativas ainda não se constituem em política pública que envolva a população em larga escala, nem mesmo impactam uma visão, que está no senso comum, da pouca necessidade de escolarização dos jovens e adultos, revelando a falta de consciência da importância de uma cultura letrada no país e da educação como direito de todos.

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Publié-e

2011-12-28

Comment citer

MACHADO, M. M. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SÉCULO XXI – DA ALFABETIZAÇÃO AO ENSINO PROFISSIONAL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 2, p. 393–412, 2011. DOI: 10.5216/ia.v36i2.16713. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/16713. Acesso em: 18 mai. 2024.