O EXERCÍCIO DOCENTE NA SUA RELAÇÃO COM A REFORMA UNIVERSITÁRIA DECORRENTE DO PROCESSO DE BOLONHA: O QUE DIZEM PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DO PORTO

Autores/as

  • Carlinda Leite Universidade do Porto
  • Kátia Maria da Cruz Ramos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i3.28578

Palabras clave:

Reforma universitária, Docência universitária, Desenvolvimento profissional docente, Processo de Bolonha.

Resumen

Foi no cenário do final do século XX, e em consequência do Processo de Bolonha, que se começaram a sentir efeitos do discurso advindo de um movimento que reclamou uma reformulação dos processos curriculares e o reconhecimento de que o trabalho docente no ensino superior exige um conhecimento pedagógico-didático para além do conhecimento específico do campo das disciplinas em que atua cada professor. No quadro desta situação, este texto tem como objetivo analisar esse discurso e suas implicações no exercício docente. Para isso, dá conta de um estudo realizado na Universidade do Porto, que recolheu opiniões de professores através de um questionário, e que permitiu constatar a existência de tensões paradigmáticas que refletem dilemas para reconfigurações da docência universitária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carlinda Leite, Universidade do Porto

Professora Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (U.Porto), desenvolve investigação no campo do Currículo, Formação de Professores e da Pedagogia Universitária, membro efetivo do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da U.Porto.

Kátia Maria da Cruz Ramos, Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desenvolve investigação no campo da Formação de Professores e da Pedagogia Universitária como membro efetivo do Núcleo de Formação de Professores e Prática Pedagógica do PPGE-UFPE e do Núcleo de Formação Continuada Didático-Pedagógica dos Professores da UFPE (NUFOPE), e como pesquisadora colaboradora do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Universidade do Porto (U.Porto). Bolsista CAPES Processo BEX 10347.12-7.

Publicado

2014-12-30

Cómo citar

LEITE, C.; RAMOS, K. M. da C. O EXERCÍCIO DOCENTE NA SUA RELAÇÃO COM A REFORMA UNIVERSITÁRIA DECORRENTE DO PROCESSO DE BOLONHA: O QUE DIZEM PROFESSORES DA UNIVERSIDADE DO PORTO. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 39, n. 3, p. 593–609, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i3.28578. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/28578. Acesso em: 12 may. 2024.