LINGUAGEM POÉTICA EM SINTONIA COM A CRIANÇA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.27757Palabras clave:
criança, educação, leitura, humanizaçãoResumen
A criança precisa de arte para a sua formação. A poesia abarca características que ajudam na constituição e na humanização da criança – sensível às belezas do universo estético e da esfera cultural e social da qual faz parte. Nesse contexto, a poesia mostra-se aberta à infância e próxima de quem está descobrindo o mundo, as palavras, os sons. Por meio da leitura ou da audição de poemas, os pequenos têm condições de ampliar o horizonte de conhecimento, pois a poesia conversa com o leitor mirim e auxilia o processo educativo. Este artigo integra um estudo maior sobre a educação pelo poético e busca refletir sobre como essa linguagem pode construir saberes e auxiliar na formação da criança. Para efetivar a reflexão, apoia-se em teóricos da área da educação e da literatura, como Dewey (1980), Freire (1996), Candido (1995), Paz (1982), Pound (1990), Paviani (1996) e Ramos (2010). A partir desses fundamentos e de princípios postos por Antonio Candido (2008), analisa-se a poesia “Pausa”, de Mario Quintana (2005), a fim de discutir seu potencial para humanizar o leitor.Descargas
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