INTERLOCUÇÕES ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores/as

  • Luzia Franco Duarte Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Janaína Aparecida de Mattos Almeida Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i2.20901

Palabras clave:

Universidade, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), Formação docente inicial e continuada.

Resumen

Como os conhecimentos e saberes universitários têm adentrado as instâncias escolares da Educação Básica no Brasil? Para responder o cerne dessa questão que privilegia a interlocução entre o Ensino Superior e a Educação Básica, neste artigo busca-se compreender o movimento acadêmico que orienta a formulação de políticas educacionais para a formação em serviço de professores da escola pública, no século XXI. Assim, historiciza-se a relação entre universidade e formação inicial/continuada de professores da educação básica no Brasil; apresentam-se dilemas e perspectivas das políticas educacionais contidas no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e no Programa de Desenvolvimento Educacional; e aponta-se contribuições da Universidade na implementação de políticas educacionais à formação do professor e suas repercussões ao trabalho docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luzia Franco Duarte, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Pedagoga nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal. Mestranda do Curso de Pós-Graduação stricto sensu em Educação pela UNIOESTE.

Janaína Aparecida de Mattos Almeida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná –Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu – Centro de Educação e Letras.

Publicado

2014-08-31

Cómo citar

DUARTE, L. F.; DE MATTOS ALMEIDA, J. A. INTERLOCUÇÕES ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 39, n. 2, p. 413–429, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i2.20901. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20901. Acesso em: 24 nov. 2024.