INTERLOCUÇÕES ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Authors

  • Luzia Franco Duarte Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Janaína Aparecida de Mattos Almeida Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v39i2.20901

Keywords:

Universidade, Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), Formação docente inicial e continuada.

Abstract

Como os conhecimentos e saberes universitários têm adentrado as instâncias escolares da Educação Básica no Brasil? Para responder o cerne dessa questão que privilegia a interlocução entre o Ensino Superior e a Educação Básica, neste artigo busca-se compreender o movimento acadêmico que orienta a formulação de políticas educacionais para a formação em serviço de professores da escola pública, no século XXI. Assim, historiciza-se a relação entre universidade e formação inicial/continuada de professores da educação básica no Brasil; apresentam-se dilemas e perspectivas das políticas educacionais contidas no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e no Programa de Desenvolvimento Educacional; e aponta-se contribuições da Universidade na implementação de políticas educacionais à formação do professor e suas repercussões ao trabalho docente.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luzia Franco Duarte, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Pedagoga nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal. Mestranda do Curso de Pós-Graduação stricto sensu em Educação pela UNIOESTE.

Janaína Aparecida de Mattos Almeida, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná –Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu – Centro de Educação e Letras.

Published

2014-08-31

How to Cite

DUARTE, L. F.; DE MATTOS ALMEIDA, J. A. INTERLOCUÇÕES ENTRE O ENSINO SUPERIOR E A EDUCAÇÃO BÁSICA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Journal Inter-Ação, Goiânia, v. 39, n. 2, p. 413–429, 2014. DOI: 10.5216/ia.v39i2.20901. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/20901. Acesso em: 24 nov. 2024.