“A AUTORIDADE CONSELHEIRA” E A FAMÍLIA EM CRISE: COMO EDUCAR?
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.18896Palabras clave:
autoridade, autoajuda, família, educação.Resumen
Entendemos que aquilo que é denominado como “crise da autoridade” de pais, mães, professores, corresponde a um processo de deslocamento do próprio conceito de autoridade na atualidade. O conceito de autoridade tem migrado, cada vez mais, do campo dos saberes e práticas tradicionais para um âmbito mais difuso, constituindo-se de maneiras diversas a partir dos saberes dos especialistas. Trata-se de um movimento histórico, detectado e já analisado quando da instauração da “ordem social burguesa”, no momento em que se criam as grandes instituições da modernidade, como a escola. Foi o momento da entrada em cena das instituições peritas, das autoridades racionais legais, estudadas por Weber. Sustentamos que, hoje, refletindo as transformações sociais atuais, haveria um deslocamento dessas formas de autoridade para outras mais difusas, que se agrupariam sob a denominação de “autoridades conselheiras”, participando do mercado na forma de orientações de “especialistas” que se sucedem, vertiginosamente, nos espaços midiáticos.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.