O ALFABETIZADOR COMO REFERÊNCIA PARA A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM ALFABETIZAÇÃO

Autores/as

  • Amélia Escotto do Amaral Ribeiro Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF)
  • Alessandra Ribeiro Baptista Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF)
  • Alexandre do Amaral Ribeiro Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i3.18172

Palabras clave:

Professores Alfabetizadores, Profissionalidade Docente, Alfabetização, Narrativas.

Resumen

Este artigo apresenta resultados de investigação sobre elementos presentes nos registros mnêmicos relacionados à aprendizagem da leitura e da escrita de professores de escolas públicas municipais de Duque de Caxias, Rio de Janeiro, expressos em textos do gênero “memórias”. Mediante a análise do conteúdo desses registros, torna-se possível explicitar sob quais referências os professores “alfabetizadores” constroem suas relações com o ensino e a aprendizagem da leitura e da escrita. A análise dessas narrativas apontou principalmente para questões relacionadas ao professor como referência para a aprendizagem da leitura e da escrita e, ainda, para aspectos didático-pedagógicos dos saberes em alfabetização como elementos essenciais à constituição da profissionalidade docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Amélia Escotto do Amaral Ribeiro, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF)

Possui graduação em Pedagogia, Mestrado em Filosofia, Mestrado em Educação e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Faculdade de Educação da Baixada Fluminense), lotada no Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação. Tem experiência na área de Ensino-Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: alfabetização e letramento, formação de professores. É professora do Programa de Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas da UERJ/FEBF.

Alessandra Ribeiro Baptista, Faculdade de Educação da Baixada Fluminense da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/FEBF)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Especialização em Organização Curricular e Prática Docente na Educação Básica e Mestrado em Educação, Cultura e Comunicação, atuando principalmente nas seguintes áreas: letramento e alfabetização, ensino-aprendizagem, língua brasileira de sinais. Professora Substituta do Departamento de Formação de Professores da UERJ/FEBF.

Alexandre do Amaral Ribeiro, Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras (Português - Alemão), Especialização em Psicopedagogia Diferencial: diferenças na aprendizagem, Mestrado em Letras, Doutorado em Linguística pela UNICAMP e Pós-Doutorado na área da Linguística pela PUC-Rio . É professor do Departamento de Língua Portuguesa e Filologia (LIPO) do Instituto de Letras da UERJ. É membro da International Pragmatics Association. Atua principalmente nas seguintes áreas do conhecimento: Letramento e Alfabetização, Sociolinguística, Políticas Linguísticas e Educacionais.

Publicado

2013-12-20

Cómo citar

RIBEIRO, A. E. do A.; BAPTISTA, A. R.; RIBEIRO, A. do A. O ALFABETIZADOR COMO REFERÊNCIA PARA A CONSTITUIÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM ALFABETIZAÇÃO. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 38, n. 3, p. 695–710, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i3.18172. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/18172. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos