INDÍCIOS DO USO DO CINEMATÓGRAFO NA ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA EM MINAS GERAIS (1925-1930)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i3.83095

Palavras-chave:

Cinematógrafo, Infância, Educação, Revista do Ensino

Resumo

O presente trabalho, inserido no campo da História da Educação, analisa o uso do cinematógrafo para a educação da infância em Minas Gerais entre os anos 1925 e 1930. Para isso, utiliza como fonte de pesquisa a Revista do Ensino, periódico oficial do governo mineiro, criada em 1925 que circulou até 1971, foi amplamente utilizado para a formação e conformação da prática docente no estado. Os resultados apontam que o cinematógrafo funcionou como um dispositivo para a formação do que seria o novo cidadão do Brasil, a criança, modificando seus hábitos e costumes de forma mais atrativa e efetiva, em instituições escolares urbanas e rurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Cristina David Guimarães , Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), São João Del Rei, Minas Gerais, Brasil, pauladavid@ufsj.edu.br

Pedagoga, mestre e doutora em Educação e professora do Departamento de Ciências da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sócio-Históricas em Educação (NEPSHE/UFSJ) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (GEPHE/UFMG). Desenvolve pesquisas sobre as práticas de ensino voltadas para a educação da infância e da mulher em diferentes contextos e momentos históricos.

Fabiana Inácia da Silva Assunção, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil., fabihsilva19@yahoo.com.br

Pedagoga pela Universidade Federal de São João del-Rei, mestre em Educação pela Programa de Pós-Graduação em Educação PPEDU/UFSJ e doutoranda em Educação no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, na linha de História da Educação. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (GEPHE/UFMG) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas Sócio-Históricas em Educação (NEPSHE/UFSJ). Atualmente pesquisa em História da Educação com ênfase em infância, instituições, produções de masculinidades e práticas educativas.

Referências

COSTA, P. C. da; PAULILO, A. L. Arautos de improvável: pioneiro da radiofonia e da cinematografia educacional no Brasil (1920-1930). Educação em Revista. Belo Horizonte, v. 31, n. 02. P. 37-59. Abril-jun., 2015.

CORAZZA, S. M. História da infância sem fim. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004.

COSTA, F. C.. Primeiro Cinema. In: MASCARELLO, Fernando (org.). História do cinema mundial. Campinas, SP: Papirus, 2006.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979.

__________. História da sexualidade. Rio de Janeiro: Grall, 1988.

GUIMARAES, P. C. D. A atuação das “Instituições Auxiliares da Escola” sobre educação da infância mineira na década de 1920. Educação em Revista. 2013, vol.29, n.4, pp.149-166.

__________. Uma educadora republicana: a face desconhecida de Maria Lacerda de Moura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2021.

HERBERT, S. H.; MC KERNAN. Machines. Disponível em: https://www.victorian-cinema.net/machines#cinematographelumiere. Acesso em 01 nov, 2017.

KUHLMANN JR. M., FERNANDES, R. Sobre a história da infância. In: FARIA FILHO, L. M. (org.). A infância e a sua educação: materiais, práticas e representações (Portugal e Brasil). Belo Horizonte: Autêntica, 2004, p. 15-33.

LINO, S. C. Cinematógrafo: doenças da moda. Revista do Arquivo Público Mineiro, Belo Horizonte, 2009. Jan. jun. , p. 90-103.

MANNONI, L. A Grande Arte da Luz e da Sombra: arqueologia do cinema. São Paulo: Unesp, 2003.

REVISTA DO ENSINO. O Cinematógrapho Rural – 1924 – maio. Nº.2 p. 44.

REVISTA DO ENSINO. O cinema e a Radiophonia na escola – 1927- novembro – n.24. p.591.

REVISTA DO ENSINO. O Cinema e a escola – 1928- janeiro-n. 25, p.36.

SARMENTO, Manuel, GOUVÊA, Maria Cristina Soares de. Olhares sobre a infância e a criança. In:____________ (orgs.). Estudos da infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2009, p. 7-13.

THEBAS, I. A origem do cinema. Disponível em: https://institutodecinema.com.br/mais/conteudo/a-origem-do-cinema. Acesso em 01 nov. 2017.

Downloads

Publicado

2025-12-30

Como Citar

CRISTINA DAVID GUIMARÃES , Paula; INÁCIA DA SILVA ASSUNÇÃO, Fabiana. INDÍCIOS DO USO DO CINEMATÓGRAFO NA ESCOLARIZAÇÃO DA INFÂNCIA EM MINAS GERAIS (1925-1930). Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 3, p. 1257–1270, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i3.83095. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/83095. Acesso em: 21 jan. 2026.

Artigos Semelhantes

<< < 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.