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GERENCIALISMO E RESISTÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS MULHERES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE

Autores

  • Bruna Dalmaso-Junqueira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, dalmaso.junqueira@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-5742-5857
  • Filipe Ribas de Aguiar Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil,filipe.rag@outlook.com https://orcid.org/0000-0002-8063-1309

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.83083

Palavras-chave:

Gerencialismo, Trabalho Docente Feminino, Performatividade, Resistência Docente

Resumo

O artigo analisa experiências de professoras da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre na gestão 2017-2020, marcada por reformas gerencialistas de intensificação e reconfiguração do trabalho docente. Investigou-se como tais políticas impactaram professoras mulheres, considerando a histórica feminização do magistério. Parte-se de entrevistas semiestruturadas com docentes e da análise documental de diretrizes e discursos institucionais, empregando a ferramenta da análise relacional. Conclui-se que as reformas gerencialistas impactaram desproporcionalmente as professoras, afetando sua subjetividade através de mecanismos como a performatividade e a concepção da docência como ofício afetivo. Ao mesmo tempo, identificou-se estratégias de resistência por parte das professoras, reafirmando o espaço da docência como luta e contestação

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Biografia do Autor

Bruna Dalmaso-Junqueira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil/Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, dalmaso.junqueira@gmail.com

Professora substituta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e bolsista de pós-doutorado do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – Política Educacional e Trabalho Docente, junto à Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É doutora e mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com estágio de pesquisadora visitante na University of Cambridge, Reino Unido. Integra a coordenação do Coletivo Redes, grupo de pesquisa em políticas educacionais.

Filipe Ribas de Aguiar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil,filipe.rag@outlook.com

Licenciado em Educação Física, Mestre em Educação e Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Membro do Grupo de Estudos Qualitativos em Formaçãode Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE). Professor da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre

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Publicado

2025-09-08 — Atualizado em 2025-10-01

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Como Citar

DALMASO-JUNQUEIRA, Bruna; RIBAS DE AGUIAR, Filipe. GERENCIALISMO E RESISTÊNCIAS: EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS MULHERES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE PORTO ALEGRE. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 571–587, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.83083. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/83083. Acesso em: 5 dez. 2025.

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