O ENSINO DE SOCIOLOGIA SOB A RAZÃO NEOLIBERAL: UM ESTUDO DOS PRIMEIROS IMPACTOS DO NOVO ENSINO MÉDIO EM ANÁPOLIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v48i1.74943

Resumo

Este artigo analisa os primeiros impactos da implementação do Novo Ensino Médio nas escolas estaduais do município de Anápolis, Goiás, com ênfase no ensino de Sociologia. A fundamentação teórica é constituída por teorias críticas do currículo (sobretudo de Pierre Bourdieu e Paulo Freire) e análises sobre as implicações educacionais do neoliberalismo (com Christian Laval, Newton Duarte e Luiz Carlos de Freitas). A pesquisa envolveu trabalho de análise qualitativa desenvolvida entre janeiro e novembro de 2022, cujos dados foram obtidos através de análise documental e entrevistas semiestruturadas com os professores da rede pública estadual. Os resultados visam compreender os impactos na educação, sobretudo no ensino de Sociologia, e os interesses que o novo modelo assinala.

PALAVRAS-CHAVE: Novo Ensino Médio; Ensino de Sociologia; Escola Neoliberal; BNCC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enrico Bueno, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Anápolis, Goiás, Brasil, enrico.silva@ifg.edu.br

Professor efetivo de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Licenciado em Ciências Sociais (2010) e Filosofia (2021) pela Universidade Estadual de Campinas Pela mesma instituição, realizou mestrado (2013) e doutorado (2019) em Sociologia.

Thiago Macedo de Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Anápolis, Goiás, Brasil, thiago_mcarvalho@hotmail.com

Licenciado em Ciências Sociais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG).

Downloads

Publicado

2023-05-09

Como Citar

BUENO, E.; CARVALHO, T. M. de. O ENSINO DE SOCIOLOGIA SOB A RAZÃO NEOLIBERAL: UM ESTUDO DOS PRIMEIROS IMPACTOS DO NOVO ENSINO MÉDIO EM ANÁPOLIS. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 1, p. 150–166, 2023. DOI: 10.5216/ia.v48i1.74943. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/74943. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos