O ENSINO DE SOCIOLOGIA SOB A RAZÃO NEOLIBERAL: UM ESTUDO DOS PRIMEIROS IMPACTOS DO NOVO ENSINO MÉDIO EM ANÁPOLIS
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v48i1.74943Resumo
Este artigo analisa os primeiros impactos da implementação do Novo Ensino Médio nas escolas estaduais do município de Anápolis, Goiás, com ênfase no ensino de Sociologia. A fundamentação teórica é constituída por teorias críticas do currículo (sobretudo de Pierre Bourdieu e Paulo Freire) e análises sobre as implicações educacionais do neoliberalismo (com Christian Laval, Newton Duarte e Luiz Carlos de Freitas). A pesquisa envolveu trabalho de análise qualitativa desenvolvida entre janeiro e novembro de 2022, cujos dados foram obtidos através de análise documental e entrevistas semiestruturadas com os professores da rede pública estadual. Os resultados visam compreender os impactos na educação, sobretudo no ensino de Sociologia, e os interesses que o novo modelo assinala.
PALAVRAS-CHAVE: Novo Ensino Médio; Ensino de Sociologia; Escola Neoliberal; BNCC.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.