A FUNÇÃO SOCIAL DA BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PERMANÊNCIA DAS MÃES-DISCENTES DO CAP/UERN NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82786

Palavras-chave:

Permanência; Mães/Discentes Universitárias; Maternidade; Brinquedoteca.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender a função da Brinquedoteca sob a perspectiva de três mulheres mães/discentes do curso de Pedagogia do CAP-UERN. Como objetivos específicos: traçar um breve histórico da inserção das mulheres no Ensino Superior; compreender o que são e como funcionam as brinquedotecas universitárias; explicitar os sentidos atribuídos pelas mães/discentes à Brinquedoteca do CAP-UERN. Para tanto, realizamos uma pesquisa exploratória nos meses de outubro e novembro de 2023, por meio de entrevistas, com análise qualitativa dos dados. O aporte teórico está fundamentado em Lev Semenovich Vygotsky (1978;1987), Guacira Lopes Louro (1997; 2004), Lucídio Bianchetti (2014) e Ana Cássia Alves Cunha; Geórgia Paiva (2024). Assim, este trabalho busca contribuir com as pesquisas do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual e Gênero (NUDISEX). Como resultado, percebemos que as mães/discentes expressam alguns anseios acerca da maternidade e da vida acadêmica, entretanto, todas relatam satisfação em ter essa rede de apoio para que consigam concluir a formação desejada no ensino superior.

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Biografia do Autor

Andréia Araújo da Nóbrega, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, andreiaaraujo@uern.br

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN (2008) e Mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística - PROLING, Universidade Federal da Paraíba – UFPB (2012). É doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) da Universidade Estadual de Maringá. Atua como professora do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no Campus Avançado de Patu-RN. 

Madêlyne Vitória Fernandes da Silva, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Patu, Rio Grande do Norte, Brasil, vitoriamadelyne@gmail.com

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no Campus Avançado de Patu-RN. Atua como professora do município de Almino Afonso-RN

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Paraná, Brasil, ermaio@uem.br

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá, Mestra em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis, Doutora e Pós-doutora em Educação Escolar - UNESP/Araraquara. Atualmente, é professora da Universidade Estadual de Maringá, no Programa de Pós-graduação em Educação (PPE) e coordena o grupo de pesquisa CNPq:  Núcleo de Pesquisa e Estudos em Diversidade Sexual (NUDISEX). 

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Publicado

2025-09-08 — Atualizado em 2025-10-31

Versões

Como Citar

ARAÚJO DA NÓBREGA, Andréia; FERNANDES DA SILVA, Madêlyne Vitória; ROSE MAIO, Eliane. A FUNÇÃO SOCIAL DA BRINQUEDOTECA UNIVERSITÁRIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A PERMANÊNCIA DAS MÃES-DISCENTES DO CAP/UERN NO ENSINO SUPERIOR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 541–570, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.82786. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/82786. Acesso em: 5 dez. 2025.

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