A LAICIDADE NO PENSAMENTO DE TRÊS MULHERES DO INÍCIO DO SÉCULO XX: MIRADAS FEMINISTAS SOBRE O TEMA NA AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v44i2.56927Resumo
Este artigo busca analisar os debates em torno da temática que envolve educação, Estado e Igreja, no contexto latino-americano, nas primeiras décadas do século XX, baseados nos discursos produzidos por três intelectuais que fomentaram uma discussão acerca da laicidade do ensino. São elas: a brasileira Maria Lacerda de Moura, a argentina Carolina Muzilli e a uruguaia Paulina Luisi. Para o desenvolvimento das análises são utilizadas fontes de autoria das três intelectuais, produzidas em diferentes contextos, tais como: livros, periódicos e comunicações apresentadas em Congressos da época. As mulheres escolhidas estiveram à frente de iniciativas polêmicas e de repercussão nacional e internacional, relacionadas à educação, inserção e a emancipação das mulheres. O texto está dividido em três partes. Inicialmente, uma breve discussão do corpus documental e sobre as questões teóricas que ancoram as análises. Em seguida, discute-se a questão da laicidade por meio do contexto em que tais discussões surgiram, buscando compreender como a questão da laicidade do ensino estava vinculada a outras pautas. Na sequência, foi necessário lançar um olhar sobre as trajetórias individuais das intelectuais escolhidas de forma a refletir sobre as motivações que as levaram a difundir os discursos a favor da laicidade na educação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.