O PRINCÍPIO PEDAGÓGICO DA ESPERANÇA NAS VOZES DE JOVENS TRABALHADORES EM PRÉ- VESTIBULARES POPULARES
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82561Palavras-chave:
Princípio Pedagógico da Esperança, sonhos acordados, Pré-vestibulares populares, jovens trabalhadores/asResumo
Fruto de pesquisa realizada em dois cursos de pré-vestibulares populares do entorno da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, parte-se do pressuposto de que esses cursos a proliferar pelo Brasil são expressões da produção histórico-social da dualidade educacional. Tem-se como objetivo analisar os sonhos dos/as jovens trabalhadores/as com vínculos laborais precários que frequentam essas iniciativas. A pesquisa de caráter qualitiativo apoiou-se nos principais conceitos de Ernst Bloch e Paulo Freire. As entrevistas com os/as jovens foram analisadas na perspectiva crítica da linguagem pela qual buscou-se apreender o princípio pedagógico da esperança como ação dos sonhos acordados dos/as jovens para se ter acesso à universidade. Os resultados apontam a relevância em se refletir sobre contradições dos PVPs no contexto da reforma do ensino médio e a perspectiva dos sonhos como consciência antecipadora que orientam os sentidos dos/as jovens para suas ações no mundo.
Princípio Pedagógico da Esperança Sonhos Acordados; Pré-Vestibulares Populares; Jovens trabalhadores/as
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