INTERAÇÕES E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA PENSAR O CONHECIMENTO CIENTÍFICO
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82172Mots-clés :
Educação Infantil, Divulgação Científica, Alfabetização em Ciência, InteraçãoRésumé
Esta pesquisa investigou a percepção de professoras no desenvolvimento de ações de divulgação científica integradas ao cotidiano da Educação Infantil, promovendo os primeiros passos no processo de aquisição da alfabetização em Ciências, pelas crianças. Fundamentada na teoria de LevSemionovitch Vygotsky, foram acompanhadas e analisadas práticas desenvolvidas por seis professoras em três Centros Municipais de Educação Infantil, em Uberaba-MG. Com uma abordagem qualitativa e exploratória, adotamos observações, registros e entrevistas na construção de dados e a Análise Textual Discursivana organização e discussões dos resultados. Dentre os resultados, destaca-se que as práticas construídas pelas professoras aliando ciência, brincadeira e interação enriquecem o processo educativo e despertam nas crianças o interesse pelo saber científico.
Téléchargements
Références
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 27 jan. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. 2017. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/escola-em-tempo-integral/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal.pdf. Acesso em: 27 jan.2025.
BUENO, W. C. Comunicação cientifica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, local, v. 15, n. 1, p. 1–12, dez., 2010.
DURANTE, M. Alfabetização de Adultos: Leitura e Produção de textos. Porto Alegre: grupo A, 1998.
DUARTE, N. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 2. ed. revisada e ampliada. Campinas: Autores associados, 2001.
DUARTE, N. As pedagogias do “aprender a aprender” e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n. 18, p. 35-40, set./dez., 2001.
MINAYO, C. de S.; GOMES, R; DESLANDES, S. F. Pesquisa Social: teoria, método e Criatividade. 26. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
MORA, A. M. S. A divulgação da Ciência como literatura. Rio de Janeiro: Casa da Ciência/ UFRJ, 2003.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva.Ijuí: Unijuí, 2007.
PASQUALI, A. Compreender La comunicación. Caracas, Venezuela: Monte Ávila Editora, 1979.
PINTO, M.; SARMENTO, M. J. As crianças e a infância: definindo conceitos, delimitando o campo.In: PINTO, Manuel; SARMENTO, Manuel Jacinto (org.). As Crianças: contextos e identidades. Braga: Universidade do Minho; Centro de Estudos da Criança; Ed. Bezerra, 1997. p. 9-29
PRESTES, Z. A brincadeira de faz de conta e a infância. Revista Trama Interdisciplinar, [s.l.], v. 7, n. 2, p. 28-39, mai./ago., 2016.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A, M. P. de Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 59-77, mar., 2011.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 3.ed. São Paulo: Fontes, 1991.
VYGOTSKY, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. São Paulo: Ática, 2009.
Téléchargements
Publié-e
Versions
- 2025-10-31 (2)
- 2025-09-08 (1)
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Andreia Beatriz Moreira, Pedro Donizete Colombo Junior 2025

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



