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INTERACCIONES Y JUEGO EN LA EDUCACIÓN INFANTIL: APORTES A LA REFLEXIÓN SOBRE EL CONOCIMIENTO CIENTÍFICO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82172

Palabras clave:

Educación Infantil, Divulgación Científica, Alfabetización Científica, Interacción

Resumen

Esta investigación investigó la percepción de los docentes en el desarrollo de acciones de divulgacióncientíficaintegradas a lo cotidiano de la Educación Infantil, promoviendo los primeros pasos en el proceso de adquisición de la alfabetización científica por parte de los niños. Con base en la teoría de Lev Semionovitch Vygotsky, se monitorearon y analizaron prácticas desarrolladas por seis maestras en tres Centros Municipales de Educación Infantil de Uberaba-MG. Con un enfoque cualitativo y exploratorio, adoptamos observaciones, registros y entrevistas en la construcción de datos y el Análisis Textual Discursivo en la organización y discusión de los resultados. Entre los resultados, cabe destacar que las prácticas construidas por los docentes combinando ciencia, juego e interacción enriquecen el proceso educativo y despiertan el interés de los niños por el conocimiento científico.

 

 

 

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Biografía del autor/a

Andreia Beatriz Moreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil,andreia.moreira@edu.uberabadigital.com.br

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro UFTM, linha de pesquisa: Fundamentos e Práticas Educacionais - Espaços Educacionais e Processos Formativos. Participa do grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC/ UFTM). Graduação em Ciências (CESUBE, 2007), Pedagogia (UNIUBE, 2015). Pós graduação em Educação Inclusiva (UNIUBE, 2017), Psicopedagogia Institucional e Clínica – (UNIUBE, 2021). Professora de Educação Básica na rede Municipal da Cidade de Uberaba/MG.

Pedro Donizete Colombo Junior, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil,pedro.colombo@uftm.edu.br

Docente na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Pós-doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Doutor e Mestre em Ensino de Física pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP. É licenciado em Ciências Exatas, com habilitação em Física e, licenciado em Pedagogia. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Ensino de Ciências (GENFEC). Desenvolve pesquisas nas áreas de Educação Não Formal, Espaços Extraescolares, Ensino de Ciências e Divulgação Científica. Dedica-se também a pesquisas na área de Formação de Professores. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Citas

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Publicado

2025-09-08

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Cómo citar

MOREIRA, Andreia Beatriz; COLOMBO JUNIOR, Pedro Donizete. INTERACCIONES Y JUEGO EN LA EDUCACIÓN INFANTIL: APORTES A LA REFLEXIÓN SOBRE EL CONOCIMIENTO CIENTÍFICO. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 50, n. 2, p. 524–540, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i2.82172. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/82172. Acesso em: 5 dic. 2025.

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