EDUCAÇÃO NA ERA DA PÓS-VERDADE: PANORAMAS SOBRE A CONVERGÊNCIA ENTRE A EDUCAÇÃO, A COMUNICAÇÃO E AS TECNOLOGIAS NA CONTEMPORANEIDADECERCEADA PELA DESINFORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i2.82048Palavras-chave:
Educomunicação; Tecnologias da Comunicação e Informação; Redes Sociais; Notícias Falsas.Resumo
O artigo aborda a convergência entre a educação, a comunicação e a tecnologia e discute os impactos das Tecnologias da Informação e da Comunicação nos processos pedagógicos, bem como explora os desafios da educação neste contexto. O objetivo é problematizar a Sociedade da Informação - cerceada pela desinformação, e apresentar perspectivas sobre as articulações que fundamentam a era da pós-verdade e suas implicações na comunicação e na educação. O estudo bibliográfico tem metodologia de investigação exploratória, abordagem qualitativa, caráter interdisciplinar, método de análise crítico e tem como fundamento teórico estudos interdisciplinares que integram educação, comunicação e tecnologia. As discussões ressaltam a importância do diálogo crítico sobre as TICs e suas formas de utilização na educação e destacam a necessidade de se promover, por meio dos processos pedagógicos, o combate à desinformação. Medidas como a regulamentação das big techs, letramento digital, práticas pedagógicas educomunicativas e combate a plataformização do ensino, bem como uma educação crítica-transformadora freiriana podem contribuir significativamente para este propósito.
Downloads
Referências
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
ARAUJO, T. M. S. Ciência e imagem: processos criativos de produção de conteúdos visuais para a divulgação científica do projeto ARCA do CEP. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/20.500.14289/17761. Acesso em: 21 fev. 2025
ASSANGE, J. MÜLLER-MAGUHN, A. APPELBAUM, J. ZIMMERMANN, J. Cypherpunks: Liberdade e o Futuro da Internet. São Paulo: Boitempo, 2013.
AZAMBUJA, C. C. DE.; SILVA, G. F. DA. Novos desafios para a educação na Era da Inteligência Artificial. Filosofia Unisinos, v. 25, n. 1, 2024.
BARCELOS T. N.; MUNIZ L. N.; DANTAS D. M.; COTRIM JUNIOR D. F.; CAVALCANTE J.R.; FAERSTEIN E. Análise de fake news veiculadas durante a pandemia de COVID-19 no Brasil. Revista Panam Salud Publica, EUA, v. 45, n. 65, 2021. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/rpsp/2021.v45/e65/pt/# . Acesso em: 15 fev. 2025
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. 1. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001.
BRITTOS. V. C. A comunicação no capitalismo avançado. Signo y Pensamiento, v. 19, n. 36, p. 33-46, 2000. Disponível em: https://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/5224. Acesso em: 11 fev. 2025.
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação científica e divulgação científica: aproximações e rupturas conceituais. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. esp., p. 1-12, 2010.
CANCLINI, N. G. Diferentes, desiguais e desconectados. 3. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2004.
CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais: evolução e desafios. Revista Portuguesa de Educação, Braga, Portugal, v.16, n. 2, 2003. p. 221-236. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37416210.pdf. Acesso em: 11 fev. 2025.
COSTA, C. Dataísmo, a religião do século XXI. Revista CIO (blog). 1 ago. 2018. Disponível em: https://itforum.com.br/dataismo-a-religiao-do-seculo-xxi/ .
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1970.
FREIRE, P. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
FRISCHMANN, B.; SELINGER. E. Re-engineering humanity. Cambridge: Cambridge University Press, 2018.
GOMES, S. F.; PENNA, J. C. B. de O; ARROIO, A. Fake News Científicas: Percepção, Persuasão e Letramento. Ciência & Educação, Bauru, v. 26, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/bW5YKH7YdQ5yZwkJY5LjTts/. Acesso em: 23 fev. 2025.
KAUFMAN. D. A Inteligência Artificial irá suplantar a inteligência humana?São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2019.
KAUFMAN. D. Inteligência Artificial e os desafios éticos: a restrita aplicabilidade dos princípios gerais para nortear o ecossistema de IA. PAULUS, v. 5, n. 9, jul. 2021.Disponível em: https://revista.fapcom.edu.br/index.php/revista-paulus/article/view/453/427. Acesso em: 23 jan. 2025.
KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2018. MARTÍN-BARBERO, J. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.
MARTÍN-BARBERO, J. Desafios culturais da comunicação à educomunicação. Comunicação & Educação,n. 18, p. 51-61, São Paulo, 2000. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36920 . Acesso em: 11 fev. 2025.
MARTÍN-BARBERO, J. Dos meios às mediações. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001. Relatório da OCDE mostra que brasileiros são os piores em identificar notícias falsas. Jornal da USP, 2024. Disponível em: https://jornal.usp.br/radio-usp/relatorio-da-ocde-mostra-que-brasileiros-sao-os-piores-em-identificar-noticias-falsas/. Acesso em: 23 jan. 2025.
SANTAELA. L. A onipresença do design. CHAPON, Pelotas, v. 1, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/CDD/article/view/14322 Acesso em: 23 jan. 2025.
SANTAELA. L. Potências e desafios da sociedade Informacional. In: Congresso Mundial de Informação em Saúde e Bibliotecas, 9., Salvador, 2005, Anais [...]. Salvador: ICML, 2005. Disponível em: http://www.icml9.org/program/public/documents/salvadorsantaella-141204.pdf . Acesso em: 21 jan. 2025.
SANTAELLA, L.; KAUFMAN, Dora. Os dados estão nos engolindo? Civitas - Revista De Ciências Sociais. Dossiê: Digitalização e Dataficação da Vida: Pervasividade, Ubiquidade e Hibridismos Contemporâneos, v. 21, n. 2, p. 214-223, maio. 2021. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/civitas/article/view/39640. Acesso em: 03 fev. 2025.
SANTAELLA. L. Humanos Hiper-Híbridos: linguagens e cultura na segunda era da internet. São Paulo: Paulus, 2021.
SANTAELLA. L. O que é semiótica. São Paulo: Brasiliense, 1983.
SEGATA, J; THEOPHILOS, R. Digitalização e dataficação da vida. Civitas - Revista de Ciências Sociais. Dossiê: Digitalização e Dataficação da Vida: Pervasividade, Ubiquidade e Hibridismos Contemporâneos, v. 21, n. 2, p. 186-192, 2021. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/civitas/article/view/40987. Acesso em: 08 fev. 2025.
SHIVA, Vandana. Monoculturas da mente: perspectivas da biodiversidade e da biotecnologia. São Paulo: Gaia, 2003.
VOGT, C. De ciências, divulgação, futebol e bem-estar cultural. In: PORTO, C. M.; BROTAS, A. M. P.; BORTOLIERO, S. T. (Orgs.) Diálogos entre Ciência e Divulgação Científica: leituras contemporâneas. Salvador: Edufba, 2011. p.7-17.
Publicado
Versões
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tatiana Maria Soares Araujo, Hylio Laganá Fernandes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



