"INOVAR É PRECISO": AS MUDANÇAS EDUCACIONAIS E O IMPERATIVO DA INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79553Palavras-chave:
Inovação Educacional; Educação Superior; Políticas Educacionais; Tecnicismo Educacional.Resumo
O presente artigo tem como objetivo compreender os usos do termo inovação no campo educacional brasileiro, a partir de uma perspectiva histórica, com foco na Educação Superior. Para tanto, discute-se os sentidos que este termo tem assumido no debate educacional, focando na Educação Superior brasileira. A partir de uma pesquisa bibliográfica, realizada com vistas a refletir sobre as representações de inovação, em uma perspectiva histórica até sua apropriação atual, observou-se que a inovação não é mais sinônimo de mudança educacional, pelo contrário, essa última só é considerada válida se for voltada à inovação. Isso porque a inovação na educação tem se constituído como um termo hegemônico, considerado como algo bom em si mesmo, o que coincide com uma perspectiva educacional tecnicista.
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