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A FORMAÇÃO DOCENTE NOS PPCS DE PEDAGOGIA DA PARAÍBA: O (NÃO) LUGAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79517

Palavras-chave:

Educação Infantil; Formação de Professores/as; Pedagogia; Paraíba.

Resumo

A investigação que dá origem a este artigo teve como objetivos analisar a formação inicial do/a professor/a de Educação Infantil em PPCs dos cursos de Pedagogia de IES públicas da Paraíba, buscando identificar como os conceitos de criança, infância, Educação Infantil e formação de professores/as são contemplados em tais documentos. A investigação utilizou como procedimento metodológico a pesquisa documental. Os resultados indicam que, na maioria dos textos analisados, a especificidade da formação do/a educador/a para atuar na Educação Infantil não é contemplada. Constata-se, ainda, a predominância em uma formação generalista e desconectada das pesquisas atuais sobre o tema. Assim, os dados indicam urgência na ressignificação da formação inicial docente, para a etapa da Educação Infantil, nas IES investigadas.

 

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Biografia do Autor

Elzanir dos Santos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, elzanir.santos3@academico.ufpb.br

Graduada em Pedagogia, com Mestrado e Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. Realizou Estágio Doutoral/Sanduiche na Universidade de Lisboa/Instituto de Educação-PT e é Pós-Doutora pelo PPGeduc/UNEB. Atualmente, é Professora Associada do Departamento de Metodologias da Educação/Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba e atua no Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes (PPGOA), bem como no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior (PPGAES). É vice-líder do grupo Currículo, Formação de Professores e Pesquisa (Auto)Biográfica. Desenvolve pesquisas no campo de Formação de Professores, com ênfase em Pesquisa (Auto) Biográfica, atuando principalmente nas seguintes áreas: Didática, Avaliação da Aprendizagem, Educação Infantil e Estágio Supervisionado. É membro da Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia/AINPGP, da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino/ANDIPE e da Rede Nacional de Pedagogia (Repped).

Idelsuite de Sousa Lima, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, idel.lima@uol.com.br

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com exercício no Departamento de Metodologia da Educação, do Centro de Educação desta Instituição. É líder do Grupo de pesquisa em Currículo, formação de professores e Pesquisa (Auto)biográfica e é membro do Grupo de Pesquisa em Educação Infantil. Dentre as publicações é organizadora da obra: Currículo e Políticas Educacionais em debate; possui artigos publicados em diversas obras, destacando-se: A inter-relação curricular, Narrativas de licenciandos(as) em Pedagogia e aprendizagens sobre docência; além de publicações em Anais de eventos científicos e periódicos especializados, sendo os mais recentes: Avaliação na escola: a aprendizagem e as avaliações externas, Políticas de formação de professores/as da Educação Infantil no município de João Pessoa, Da noite para o dia o ensino remoto: (re)invenções de professores durante a pandemia, Marcas do que se foi: experiências de licenciandos/as em avaliação da aprendizagem. Suas pesquisas são relacionadas com Currículo, Avaliação da Aprendizagem e Pesquisa (Auto)biográfica.






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Publicado

2025-04-30

Versões

Como Citar

DOS SANTOS, Elzanir; DE SOUSA LIMA, Idelsuite. A FORMAÇÃO DOCENTE NOS PPCS DE PEDAGOGIA DA PARAÍBA: O (NÃO) LUGAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.79517. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79517. Acesso em: 5 dez. 2025.

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