ESTUDANTES POBRES E NEGROS NO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL: ANÁLISES PSICOSSOCIAIS E INTERSECCIONAIS1
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79211Palavras-chave:
Racismo; Estudantes Trabalhadores; Ensino Superior; Formação em Psicologia.Resumo
Este trabalho apresenta os resultados parciais de uma pesquisa de doutorado que busca identificar e analisar as desigualdades econômicas, raciais e educacionais no ensino superior no Brasil. Para tanto foram realizadas análises documentais no Censo da Educação Superior de 2022 de um questionário respondido por 143 estudantes de cursos de Psicologia de todas as regiões do Brasil. Os resultados gerais, para todos os cursos de graduação do país, indicam a prevalência de IES privadas (87,8%) e aumento de cursos EAD. O racismo revela-se pela pouca representatividade de pessoas negras no ambiente universitário e pela negligência quanto às informações raciais nos documentos oficiais. A análise do questionário aponta elementos da desigualdade racial expressos no âmbito da renda e escolaridade.
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