OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO: A PREPARAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO PRECÁRIO

Autores

  • Patrícia Regina Piovezan Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Candido Giraldez Vieitez Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.26135

Palavras-chave:

Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, Trabalho. Cidadania, Reestruturação Produtiva, Precarização do Trabalho

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar de que forma a categoria trabalho é abordada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), afinal, esta categoria é considerada o eixo principal para a formulação da reforma curricular deste nível de ensino. Neste documento, há dois eixos centrais, o trabalho e a cidadania, porém, a cidadania é agregada e subordinada às novas exigências do mundo de trabalho, que de acordo com o documento, foi constituído após a década de 1970. Segundo os autores dos PCN do ensino médio, a sociedade contemporânea sofreu duas grandes transformações nos anos 70: a revolução tecnológica e do conhecimento, as quais deram origem às novas exigências do processo produtivo, do mercado de trabalho e das relações sociais. A partir destas justificativas do MEC para a reforma do ensino médio brasileiro, nosso objetivo neste artigo é verificar de que forma a categoria trabalho é conceituada no documento, como a organização curricular do ensino médio se adaptou às novas tendências e quais são essas novas exigências do mundo do trabalho que o documento pretende se adaptar. Para essa análise, utilizamos as categorias: trabalho, trabalho estranhado e a precarização do trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Regina Piovezan, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestranda em Educação no programa de pós-graduação na Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Candido Giraldez Vieitez, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor, Dr. no programa de pós-graduação em educação da Universidade Estadual Paulista ? (UNESP), Campus de Marília.

Downloads

Publicado

2013-08-21

Como Citar

PIOVEZAN, P. R.; VIEITEZ, C. G. OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO: A PREPARAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO PRECÁRIO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 2, p. 469–488, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i2.26135. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/26135. Acesso em: 27 abr. 2024.