OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO MÉDIO: A PREPARAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO PRECÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v38i2.26135Palavras-chave:
Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, Trabalho. Cidadania, Reestruturação Produtiva, Precarização do TrabalhoResumo
O objetivo deste artigo é apresentar de que forma a categoria trabalho é abordada nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), afinal, esta categoria é considerada o eixo principal para a formulação da reforma curricular deste nível de ensino. Neste documento, há dois eixos centrais, o trabalho e a cidadania, porém, a cidadania é agregada e subordinada às novas exigências do mundo de trabalho, que de acordo com o documento, foi constituído após a década de 1970. Segundo os autores dos PCN do ensino médio, a sociedade contemporânea sofreu duas grandes transformações nos anos 70: a revolução tecnológica e do conhecimento, as quais deram origem às novas exigências do processo produtivo, do mercado de trabalho e das relações sociais. A partir destas justificativas do MEC para a reforma do ensino médio brasileiro, nosso objetivo neste artigo é verificar de que forma a categoria trabalho é conceituada no documento, como a organização curricular do ensino médio se adaptou às novas tendências e quais são essas novas exigências do mundo do trabalho que o documento pretende se adaptar. Para essa análise, utilizamos as categorias: trabalho, trabalho estranhado e a precarização do trabalho.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.