O letramento literário no ensino médio em Goiás: crítica das orientações e referências curriculares estaduais

Autores

  • Cleiry de Oliveira Carvalho Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, cleirycarvalho@yahoo.com.br https://orcid.org/0000-0001-6989-4266
  • Cássio Tavares Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, cassio.ufg@gmail.com

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v43i1.50804

Resumo

O objetivo aqui foi cotejar os documentos divulgados pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte de Goiás que visam apresentar orientações curriculares para o ensino médio com outros documentos relacionados, tais como os PCNs e as OCNs. O resultado desse cotejamento de documentos demonstra a ausência de discussão ou perspectiva para o letramento literário nas orientações estaduais para o ensino médio. Mas, não só: o uso da literatura como pretexto para o ensino de gramática e língua portuguesa é visível nas matrizes de conteúdos.

 

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Biografia do Autor

Cleiry de Oliveira Carvalho, Universidade de Brasília (UnB), Brasília, Distrito Federal, Brasil, cleirycarvalho@yahoo.com.br

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Publicado

2018-09-21

Como Citar

DE OLIVEIRA CARVALHO, C. .; TAVARES, C. O letramento literário no ensino médio em Goiás: crítica das orientações e referências curriculares estaduais. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 166–186, 2018. DOI: 10.5216/ia.v43i1.50804. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/50804. Acesso em: 17 dez. 2024.