FORMAÇÃO DOCENTE E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v35i2.13129Palavras-chave:
Formação docente, Educação a distância, Mediação pedagogica, comunicaçãoResumo
Este texto descreve os resultados de um projeto1 que investiga os processos comunicacionais na educação a distância e uma possível relação entre a formação ministrada aos professores universitários e a mediação pedagógica realizada por eles nos seus cursos. Para isso, realizamos entrevistas com professores e analisamos os textos on-line disponibilizados, entre 2008 e 2009, nos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem (AVEA) das licenciaturas da Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Santa Catarina. Concluímos que conforme aumenta o número de polos diminui o contato direto entre professores e alunos. Por outro lado, os docentes vêm-se responsabilizando mais pelo conteúdo dos cursos, delegando aos tutores a mediação pedagógica que ocorre nas ferramentas de comunicação nos AVEA.Downloads
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