FORMAÇÃO DOCENTE E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Autores

  • Dulce Márcia Cruz Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v35i2.13129

Palavras-chave:

Formação docente, Educação a distância, Mediação pedagogica, comunicação

Resumo

Este texto descreve os resultados de um projeto1 que investiga os processos comunicacionais na educação a distância e uma possível relação entre a formação ministrada aos professores universitários e a mediação pedagógica realizada por eles nos seus cursos. Para isso, realizamos entrevistas com professores e analisamos os textos on-line disponibilizados, entre 2008 e 2009, nos ambientes virtuais de ensino e aprendizagem (AVEA) das licenciaturas da Universidade Aberta do Brasil da Universidade Federal de Santa Catarina. Concluímos que conforme aumenta o número de polos diminui o contato direto entre professores e alunos. Por outro lado, os docentes vêm-se responsabilizando mais pelo conteúdo dos cursos, delegando aos tutores a mediação pedagógica que ocorre nas ferramentas de comunicação nos AVEA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dulce Márcia Cruz, Universidade Federal de Santa Catarina

Dulce Márcia Cruz é professora adjunta no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), dos cursos a distância da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e das linhas Educação e Comunicação e Ensino e Formação de Educadores do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação (PPGE/CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formada em Comunicação Social (Rádio e TV) pela FAAP/SP, trabalhou durante quase 10 anos na produção de programas educativos na TV Cultura de São Paulo. Mestre em Sociologia Política pela UFSC, onde pesquisou uma importante rede regional de televisão do sul do país, a Rede Brasil Sul. Doutora em Engenharia de Produção, também pela UFSC, com uma investigação sobre a formação docente para a videoconferência na educação a distância. Ministra aulas na graduação na área de Educação e Mídias; no Programa de Formação Docente (PROFOR), da UFSC; ministra o curso A linguagem audiovisual e o uso das mídias na educação presencial e a distância – EAD, para professores da UFSC, e no mestrado e doutorado do PPGE/ UFSC, as disciplinas de Formação Docente e EAD e Linguagem e Comunicação na Educação a Distância. Com mais de 30 dissertações de mestrado orientadas e defendidas, orienta estudantes de graduação e pós-graduação na interface entre a Comunicação, a Educação e a Linguagem (blogs; jogos eletrônicos e educação; didática digital; formação docente e dialogia na educação a distância). Os temas com as quais tem experiência de pesquisa e sobre os quais vem dando pareceres para revistas, projetos de pesquisa e congressos estão voltados ao uso das tecnologias de informação e comunicação na educação presencial e a distância; processos de apropriação de inovação tecnológica; linguagens e narrativas nas diferentes ferramentas da cibercultura. É bolsista produtividade CNPq com um projeto de pesquisa sobre formação docente para a educação a distância.

Downloads

Publicado

2011-02-06

Como Citar

CRUZ, D. M. FORMAÇÃO DOCENTE E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA EM CURSOS DE LICENCIATURA A DISTÂNCIA DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 2, p. 341–358, 2011. DOI: 10.5216/ia.v35i2.13129. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/13129. Acesso em: 3 maio. 2024.