COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM?
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.36431Palavras-chave:
leitura, literatura infantil, livro de imagem, Educação InfantilResumo
O estudo investigou a leitura de livros de imagem por crianças entre 4 e 5 anos. As narrativas produzidas pelos pequenos foram videogravadas e transcritas. Com base nesse material foram formuladas categorias de análise que orientaram a discussão dos dados coletados. Aos 5 anos, as crianças tendem a produzir leituras que apresentam maior fidelidade à sequência das imagens e incluem mais inferências pertinentes. Aos 4 anos, as leituras são menos articuladas, com predominância de descrição das cenas. O estudo apontou, entretanto, que o progresso das crianças em direção a uma leitura mais articulada não parece ser fruto, simplesmente, do avanço com relação à idade. Assim, discute-se a necessidade de refletir sobre formas de mediação de livros de imagem na Educação Infantil.
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