COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM?

Autores

  • Fabiana Andrade de Santana Universidade Federal de Pernambuco
  • Ana Carolina Perrusi Brandão Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.36431

Palavras-chave:

leitura, literatura infantil, livro de imagem, Educação Infantil

Resumo

O estudo investigou a leitura de livros de imagem por crianças entre 4 e 5 anos. As narrativas produzidas pelos pequenos foram videogravadas e transcritas. Com base nesse material foram formuladas categorias de análise que orientaram a discussão dos dados coletados. Aos 5 anos, as crianças tendem a produzir leituras que apresentam maior fidelidade à sequência das imagens e incluem mais inferências pertinentes. Aos 4 anos, as leituras são menos articuladas, com predominância de descrição das cenas. O estudo apontou, entretanto, que o progresso das crianças em direção a uma leitura mais articulada não parece ser fruto, simplesmente, do avanço com relação à idade. Assim, discute-se a necessidade de refletir sobre formas de mediação de livros de imagem na Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Andrade de Santana, Universidade Federal de Pernambuco

Fabiana Andrade de Santana é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Tem experiência na área de Educação Infantil, e, em especial, no campo de leitura de textos literários. Atualmente participa como voluntária no projeto- LEIA: Leitura e Intervenção Literária em casa de acolhimento.

Ana Carolina Perrusi Brandão, Universidade Federal de Pernambuco

Ana Carolina Perrusi Brandão é Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e PhD em Psicologia pela University of Sussex (2004). É professora associada do Centro de Educação da  Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), desenvolvendo atividades de ensino e orientação de alunos no curso de Pedagogia e na Pós-graduação em Educação. Interessa-se por estudos na área de leitura e escrita na Educação Infantil, bem como sobre o ensino  da compreensão de textos nas séries iniciais do Ensino Fundamental.  ɠ membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL / UFPE), onde desenvolve atividades de formação de professores e de produção e análise de materiais didáticos. Entre 2012 e 2014 assumiu a função de Coordenadora de Ações Pedagógicas no Centro Municipal de Educação Infantil Prof. Paulo Rosas que funciona no campus da UFPE. Atualmente, realiza pós doutorado na University of Oxford.

Downloads

Publicado

2016-05-02

Como Citar

SANTANA, F. A. de; BRANDÃO, A. C. P. COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM?. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 1, p. 165–188, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i1.36431. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/36431. Acesso em: 22 dez. 2024.