COMO CRIANÇAS LEEM LIVROS DE IMAGEM?
DOI :
https://doi.org/10.5216/ia.v41i1.36431Mots-clés :
leitura, literatura infantil, livro de imagem, Educação InfantilRésumé
O estudo investigou a leitura de livros de imagem por crianças entre 4 e 5 anos. As narrativas produzidas pelos pequenos foram videogravadas e transcritas. Com base nesse material foram formuladas categorias de análise que orientaram a discussão dos dados coletados. Aos 5 anos, as crianças tendem a produzir leituras que apresentam maior fidelidade à sequência das imagens e incluem mais inferências pertinentes. Aos 4 anos, as leituras são menos articuladas, com predominância de descrição das cenas. O estudo apontou, entretanto, que o progresso das crianças em direção a uma leitura mais articulada não parece ser fruto, simplesmente, do avanço com relação à idade. Assim, discute-se a necessidade de refletir sobre formas de mediação de livros de imagem na Educação Infantil.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.