AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E OBJETOS EDUCACIONAIS: O DIÁLOGO MEDIADO POR TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Autores

  • Andre Zanki Cordenonsi Universidade Federal de Santa Maria
  • Giliane Bernardi Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v35i2.13134

Palavras-chave:

Ambientes virtuais, ensino-aprendizagem, Ensino superior

Resumo

No decorrer deste artigo, é apresentada uma metodologia dialógico-problematizadora, que, através da concepção, do desenvolvimento e do teste de duas ferramentas tecnológicas (o ambiente virtual de aprendizagem AMEM (Ambiente Multimídia para Educação Mediada por Computador) e o objeto de aprendizagem LOBO (Learning Object Based on Optimization), busca uma forma inovadora de discutir os algoritmos heurísticos e meta-heurísticos em torno de um problema comum, através de práticas baseadas no diálogo e que instiga os alunos a buscar as respostas para os problemas que lhes são apresentados. Concebida como uma proposta para dinamizar o ensino superior de heurísticas e meta-heurísticas, este artigo apresenta a metodologia pedagógica e o ferramental tecnológico desenvolvido. A utilização de ferramentas que permitam criar um espaço dialógico e questionador, como o AMEM e o LOBO, pode contribuir para quebrar o estigma de ouvintes dos estudantes em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-02-06

Como Citar

CORDENONSI, A. Z.; BERNARDI, G. AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E OBJETOS EDUCACIONAIS: O DIÁLOGO MEDIADO POR TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 2, p. 253–274, 2011. DOI: 10.5216/ia.v35i2.13134. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/13134. Acesso em: 19 set. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.