AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO-APRENDIZAGEM E OBJETOS EDUCACIONAIS: O DIÁLOGO MEDIADO POR TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v35i2.13134Palavras-chave:
Ambientes virtuais, ensino-aprendizagem, Ensino superiorResumo
No decorrer deste artigo, é apresentada uma metodologia dialógico-problematizadora, que, através da concepção, do desenvolvimento e do teste de duas ferramentas tecnológicas (o ambiente virtual de aprendizagem AMEM (Ambiente Multimídia para Educação Mediada por Computador) e o objeto de aprendizagem LOBO (Learning Object Based on Optimization), busca uma forma inovadora de discutir os algoritmos heurísticos e meta-heurísticos em torno de um problema comum, através de práticas baseadas no diálogo e que instiga os alunos a buscar as respostas para os problemas que lhes são apresentados. Concebida como uma proposta para dinamizar o ensino superior de heurísticas e meta-heurísticas, este artigo apresenta a metodologia pedagógica e o ferramental tecnológico desenvolvido. A utilização de ferramentas que permitam criar um espaço dialógico e questionador, como o AMEM e o LOBO, pode contribuir para quebrar o estigma de ouvintes dos estudantes em sala de aula.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Inter-Ação utiliza como base para transferência de direitos a licença Creative Commons Attribution 4.0 para periódicos de acesso aberto (Open Archives Iniciative - OAI). Por acesso aberto entende-se a disponibilização gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
Autores que publicam neste periódico concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.