NARRATIVAS DE MUJERES ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD SOBRE EL APRENDIZAJE EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.79185

Palabras clave:

Mujeres con Discapacidad; Educación Superior; Inclusión; Aprendizaje

Resumen

Es un hecho que los avances políticos y legales del inicio del siglo impulsaron reformas educativas para la educación inclusiva en el sistema educativo brasileño. Sin embargo, cuando se trata de la inclusión de grupos específicos en la educación superior, todavía hay invisibilidad de las barreras que enfrentan las mujeres con discapacidad en la formación universitaria. A partir de esta problemática, esta investigación tiene como objetivo analizar narrativas de mujeres con discapacidad, del noroeste brasileño, sobre las condiciones de aprendizaje en la educación superior. El presente estudio se basa en una Investigación Participante que involucró el diálogo con mujeres con discapacidad en reuniones remotas. Los principales resultados indican que el aprendizaje en la educación superior depende de diferentes circunstancias, sobre todo, de la eliminación de barreras actitudinales en relación a las expectativas docentes sobre la capacidad de las estudiantes con discapacidad para aprender y ejercer la profesión adquirida durante la formación universitaria.

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Biografía del autor/a

Andreza Vidal Bezerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, Rio Grande do Norte, Brasil, andrezavidal@hotmail.com

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na linha Educação e Inclusão em Contextos Educacionais e Mestre pela mesma instituição. Licenciada em Pedagogia com habilitação em Educação Especial pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), seu interesse de pesquisa centra-se nas Políticas Educacionais de inclusão e acessibilidade para as estudantes com deficiência na educação superior. Possui publicações em livros, revistas e eventos científicos relacionados aos temas: Capacitismo, Estudos Feministas e interseccionais da deficiência. Além disso, desenvolve ações que contemplam a inclusão de estudantes com deficiência na Educação Superior. 

Adenize Queiroz de Farias, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Paraíba, Brasil, adenize.queiroz@gmail.com

Mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atualmente, é professora de Educação Especial no Departamento de Habilitações Pedagógicas (DHP/UFPB). Assessora de Educação e Cultura da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) e colaboradora do Instituto dos Cegos de Campina Grande. Tem experiência na área de Inclusão Escolar e Social das Pessoas com Deficiência e discute temáticas como Capacitismo, Estudos da Deficiência e Feminismo, numa perspectiva interseccional, discutindo ainda as Barreiras Atitudinais experienciadas por estudantes com deficiência, particularmente no âmbito do Ensino Superior. Desde 2018 atua na Formação Docente voltada para Educação Especial numa perspectiva inclusiva, coordenando cursos de aperfeiçoamento e especialização Lato Sensu em parceria com o Ministério da Educação.

Jackeline Susann Souza da Silva, Universidade Estadual do Ceará (UECE), Limoeiro do Norte, Ceará, Brasil, jackeline.susann@uece.br

Doutora em Educação pela Universidad de Salamanca (Espanha). Mestre em Educação e Licenciada em Pedagogia pela UFPB. É professora Adjunta na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Atua como docente colaboradora do Curso de Especialização em Educação Inclusiva - AEE da UFPB. Foi pesquisadora visitante no Centro de Estudos Sociais (CES-2018), da Universidade de Coimbra (UC-Portugal), e no Instituto de Relações Internacionais (IRI), da USP (2019). Colaborou no Observatório Nacional da Educação Especial (UFSCar). Desenvolve consultorias, relatórios técnicos e textos científicos para periódicos e instituições nacionais e internacionais, entre estas a UNESCO. É revisora ad hoc de projetos de pesquisa e artigos científicos em áreas interdisciplinares, incluindo periódicos como Educação em Revista (A1-UFMG); Revista Trabalho Educação (A2-UFMG) e Revista Leia Escola (B3-UFCG). Principais campos de expertise: acessibilidade; deficiência, diferenças e diversidade; políticas e práticas pedagógicas inclusivas.

Citas

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Publicado

2025-04-30 — Actualizado el 2025-07-10

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Cómo citar

VIDAL BEZERRA, Andreza; QUEIROZ DE FARIAS, Adenize; SUSANN SOUZA DA SILVA, Jackeline. NARRATIVAS DE MUJERES ESTUDIANTES CON DISCAPACIDAD SOBRE EL APRENDIZAJE EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.79185. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/79185. Acesso em: 5 dic. 2025.

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