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PRÁTICAS EDUCACIONAIS E O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA) PARA PESSOAS SURDOCEGAS

Autores

  • Ana Sara Tomé Borges Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, anasaratome03@gmail.com https://orcid.org/0000-0002-2239-4261
  • Bruno Pereira Garcês Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, brunogarces@iftm.edu.br https://orcid.org/0000-0002-0452-6136

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.78997

Palavras-chave:

Potencialidades; Estímulo Sensorial; Sistema Braille; Tecnologia Assistiva

Resumo

Este estudo1aborda a importância do processo de ensino-aprendizagem dos alunos surdocegos e visa contribuir para a melhoria da autonomia do desempenho acadêmico desses alunos. Apesar das leis e diretrizes garantirem os direitos desses alunos, as escolas enfrentam escassez de tecnologia assistiva (TA) para promover a inclusão escolar. Apresentamos a Computação Embarcada (CE) e Tecnologia Assistiva (TA) como ferramentas para desenvolvimento de um protótipo que auxiliará o aluno surdocego na aprendizagem do Sistema Braille. Desenvolveremos um protótipo de dispositivo educacional tecnológico para promover melhorias no ensino dessa escrita e validaremos o dispositivo para verificar sua eficácia. Este estudo se insere no campo da Pesquisa Qualitativa e descreve as etapas de elaboração e desenvolvimento do protótipo. A proposta é criar uma TA utilizando o modelo computacional CE, possibilitando uma abordagem inclusiva no ambiente educacional, combinando elementos sensoriais a (CE) e a (TA). O estudo está em desenvolvimento e, portanto, apresentaremos resultados parciais.

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Biografia do Autor

Ana Sara Tomé Borges, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, anasaratome03@gmail.com

Doutoranda em Educação Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (PPGET-IFTM). Mestre em Educação Tecnológica pelo PPGET-IFTM, com ênfase na linha "Educação, Trabalho, Ciência e Tecnologia – Processos Formativos e Práticas Educativas em Educação Tecnológica e Ferramentas Digitais". Licenciada em Educação Especial, com Pós-graduação em Educação Especial. Curso de Extensão em Atendimento Educacional Especializado (AEE) pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Pós-graduada em Tradução/Interpretação e Docência em Libras (UNINTESE, 2018). Guia-intérprete pelo Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial (Grupo Brasil, 2020) e pelo Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS). Formação em Braille pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisadora do grupo SIMBIOSE – Grupo de Estudos e Pesquisas em Pedagogias e Diferenças Humanas, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas para Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação (UFU) e Curso de Aperfeiçoamento para Professores de Educação: "Conhecendo a Surdocegueira e a Deficiência Múltipla Sensorial" – CAPSEM, realizado pelo IFBA – Campus Barreiras, em parceria com o Ministério da Educação (DIPEBS-SEMESP/MEC). Curso de Extensão em Alfabetização de Educandos com Deficiência Visual e do Curso de Formação Continuada "Autismo e Deficiência Intelectual: Saberes e Práticas Educacionais Inclusivas"

 

(ILEEL/UFU). Pesquisadora em Tecnologia Assistiva (TA), vinculada ao Centro de Referência em Inovação Tecnológica Assistiva da Universidade Federal de Uberlândia CINTESP.Br/UFU.

 

Bruno Pereira Garcês, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Uberaba, Minas Gerais, Brasil, brunogarces@iftm.edu.br

Graduado em Química Industrial e Mestre em Química pela Universidade Federal de Uberlândia, Doutor em Química pelo instituto de Química de São Carlos. Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba. Tem experiência na área de Educação, Ensino de Ciências e Química atuando principalmente em projetos de metodologias de ensino, tecnologias digitais, desenvolvimento de soft skills e jogos didáticos. Um dos selecionados do programa "Professores para o Futuro" para capacitação pedagógica na Finlândia durante 5 meses nas áreas de Metodologias Colaborativas, Project-based Learning, Problem-based Learning, Inovação na Educação e Interação Empresa-Escola. Um dos 20 integrantes do Programa FiTT - FinnishTraintheTrainers. Trabalho premiado quatro vezes no Congresso Brasileiro de Química da Associação Brasileira de Química (2008, 2009, 2010, 2012). Possui experiência em gestão educacional, atuando na coordenação de cursos técnicos, coordenação de cursos superiores, coordenação geral de ensino e Diretoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM).

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Publicado

2025-04-30

Versões

Como Citar

TOMÉ BORGES, Ana Sara; PEREIRA GARCÊS, Bruno. PRÁTICAS EDUCACIONAIS E O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA (TA) PARA PESSOAS SURDOCEGAS . Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.78997. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78997. Acesso em: 5 dez. 2025.

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