CURRÍCULO CULTURAL: EMERGÊNCIA DE UMA NOVA PERSPECTIVA TEÓRICA PARA A FORMAÇÃO ESCOLAR

Autores

  • Juares da Silva Thiesen Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, Santa Catarina, Brasil, juaresthiesen@gmail.com https://orcid.org/0000-0001-9299-4441

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.78911

Palavras-chave:

Currículo; Cultura; Pluralidade; Diferença; Deslocamentos.

Resumo

No artigo, são apresentados e discutidos argumentos teóricos com a finalidade de afirmar a existência de movimentos em curso na produção intelectual do campo curricular, os quais produzem progressivos deslocamentos de sentidos para currículos, seus enfoques, perspectivas de análise e, inclusive, práticas escolares. Defendemos que os deslocamentos são mobilizados por demandas sociais contemporâneas e por força de um conjunto de filosofias e pedagogias de fundo cultural, dedicadas a compreender e aprofundar as questões da pluralidade cultural e das diferenças. Com esse propósito, inicialmente se situam no texto as tendências curriculares que predominaram e ainda predominam no campo, para, então, pôr em destaque as influências desse conjunto de pedagogias e teorias culturais contemporâneas no deslocamento das abordagens curriculares para enfoques no campo da cultura. Concluímos afirmando que esses movimentos fortalecem uma nova tendência teórica no campo, a qual denominamos preliminarmente currículos de base cultural.     

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Biografia do Autor

Juares da Silva Thiesen, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), Lages, Santa Catarina, Brasil, juaresthiesen@gmail.com

Doutor em Educação pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas - ICCP/Cuba e Doutor em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Pós-doutor pela Universidade do Minho, Portugal. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC e da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC. É líder do Grupo de Pesquisa em Currículo – Itinera/UFSC e Vice-líder do Grupo de Pesquisa GPEFOR/Uniplac

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Publicado

2025-04-30 — Atualizado em 2025-07-08

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Como Citar

DA SILVA THIESEN, Juares. CURRÍCULO CULTURAL: EMERGÊNCIA DE UMA NOVA PERSPECTIVA TEÓRICA PARA A FORMAÇÃO ESCOLAR. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.78911. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78911. Acesso em: 5 dez. 2025.

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