A ARTESANIA DO ENSINAR E DO APRENDER ATRAVÉS DO DESIGN THINKING NO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v50i1.78822

Palavras-chave:

Design Thinking; Ensinar e Aprender; Metodologia Ativa; Formação Docente.

Resumo

Este artigo objetiva colaborar com reflexões a partir das contribuições do uso do Design Thinking como estratégia didático-pedagógica na busca da qualificação do processo de ensino e de aprendizagem de estudantes universitários. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa desenvolvido a partir de oficinas pedagógicas com dezessete graduandos do curso de Pedagogia. Os resultados desvelam o desenvolvimento de importantes aprendizagens orientadas pelos princípios do Design Thinking: otimismo, criatividade, empatia e colaboração. Conclui-se que a utilização dessa metodologia na formação inicial docente, constitui-se numa abordagem promissora no fomento de soluções criativas para problemas educacionais reais e contextualizados, implicando na qualificação do processo de ensino e de aprendizagem no ambiente acadêmico.

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Biografia do Autor

Bettina Steren dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, bettina@pucrs.br

Pós-doutorada no College of Education, The Univesity of Texas, Austin, Estados Unidos. Doutora em Psicologia Evolutiva e da Educação da Universidade de Barcelona, Espanha.Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação e Professora da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Jussara Bernardi, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, jussara.bernardi002@edu.pucrs.br

Doutoranda e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora colaboradora dos cursos de Pós-graduação de Especialização em Psicopedagogia e Especialização em Alfabetização e Letramento (PUCRS).

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Publicado

2025-04-30 — Atualizado em 2025-07-08

Versões

Como Citar

STEREN DOS SANTOS, Bettina; BERNARDI, Jussara. A ARTESANIA DO ENSINAR E DO APRENDER ATRAVÉS DO DESIGN THINKING NO CURSO DE PEDAGOGIA. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 50, n. 1, 2025. DOI: 10.5216/ia.v50i1.78822. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/78822. Acesso em: 5 dez. 2025.

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