AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE: CONTRADIÇÕES DA POLÍTICA “PARA POUCOS” NA ERA DO “PARA TODOS”

Autores

  • Eneida Shiroma Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Mara Cristina Schneider Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25131

Palavras-chave:

Política educacional, Avaliação de desempenho, Professores, Sindicalismo docente.

Resumo

Este trabalho discute a dimensão política da avaliação de desempenho docente, focando suas implicações sobre os professores, sua formação, seu trabalho e o sindicalismo docente. Desenvolvemos uma pesquisa documental e bibliográfica mediante a qual buscamos apreender as tensões e contradições dessa política, particularmente nas experiências da América Latina e Europa. A avaliação de desempenho é um mecanismo de regulação baseado na meritocracia que afeta a formação e a carreira docente. Discutimos os pressupostos subjacentes ao modelo de avaliação de desempenho proposto e a oposição de sindicatos de professores à sua implantação como política pública.

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Biografia do Autor

Eneida Shiroma, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação pela UNICAMP, professora do Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC, pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho (GEPETO) e bolsista do CNPq - Brasil.

Mara Cristina Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Mestre em Educação e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC e Bolsista do CNPq – Brasil.

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Publicado

2013-06-27

Como Citar

SHIROMA, E.; SCHNEIDER, M. C. AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOCENTE: CONTRADIÇÕES DA POLÍTICA “PARA POUCOS” NA ERA DO “PARA TODOS”. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 1, p. 89–107, 2013. DOI: 10.5216/ia.v38i1.25131. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/25131. Acesso em: 16 nov. 2024.