PROCESSOS FORMATIVOS NA REDE COQUE VIVE (Recife-PE): CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA A EDUCOMUNICAÇÃO

Autores

  • Doriele Andrade-Duvernoy UPE- Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5216/ia.v41i2.40805

Palavras-chave:

Rede Coque Vive. Educomunicação. Rede Associacionista. Práticas Formativas.

Resumo

Este artigo versa sobre os elementos formativos identificados nas atividades desenvolvidas pela rede associacionista Rede Coque Vive (RCV). O trabalho de tese desenvolvido analisou a formação do educomunicador, questionando os contextos de formação e práticas educomunicativas. Buscamos saber de que maneira as interações entre os membros RCV constituem um espaço-meio de formação do educomunicador e como a RCV se apresenta como um veículo de circulação e apropriação de conhecimentos em educomunicação. Adotamos os princípios do estudo de caso etnográfico, os dados foram obtidos a partir de entrevistas, de questionários, de análise documental e de observação. Constatamos que as atividades educomunicativas presentes na RCV contribuem para a formação de educomunicadores e para o protagonismo juvenil. Esses conhecimentos não são apenas relacionados à apropriação de conteúdos, mas a outros elementos que fornecem a base para o conhecimento da educomunicação e refletem na formação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Doriele Andrade-Duvernoy, UPE- Universidade de Pernambuco

Doutora em Educação (Université Lumière Lyon 2- UFPE), Mestre em Educação (Université Lumière Lyon 2- UFPE). Pedagoga (UFPE).  Professora Adjunta Universidade de Pernambuco

Downloads

Publicado

2016-08-26

Como Citar

ANDRADE-DUVERNOY, D. PROCESSOS FORMATIVOS NA REDE COQUE VIVE (Recife-PE): CONTRIBUIÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA A EDUCOMUNICAÇÃO. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 41, n. 2, p. 485–504, 2016. DOI: 10.5216/ia.v41i2.40805. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/40805. Acesso em: 2 maio. 2024.