SABERES E PROCESSOS EDUCATIVOS NAS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO EM TERRITÓRIOS INSULARES.
DOI:
https://doi.org/10.5216/ia.v42i2.46110Palavras-chave:
Saberes do Trabalho, Processos Educativos, Territorialidade Ancestral. Biodiversidade.Resumo
Busca analisar saberes e processos educativos inscritos em experiências de trabalho dinamizadas por mulheres e homens que integram a Associação dos Moradores e Pequenos Produtores Rurais de João Pilatos (AMPPRJP), que no cotidiano social informam relações com a biodiversidade local, examinando perspectivas de diálogo com práticas educativas escolar do campo. Trata-se de uma comunidade insular amazônida, cujas territorialidades guardam memórias de uma ancestralidade que se efetiva por meio de uma relação intensa e sistemática com a natureza, nem sempre reconhecida e considerada pelas políticas públicas. Metodologicamente opta pelo materialismo histórico, com uso de entrevistas semi-estruturadas. Os resultados da pesquisa indicam a centralidade do trabalho como um meio de sobrevivência do grupo familiar, cujas práticas produtivas são permeadas por princípios educativos e se constituem em espaços de circulação de saberes, de vivências e sociabilidades dos grupos sociais da comunidade e promovem impacto positivo nas suas realidades e aproximação e diálogo com a escola local.
Palavras-chave: Saberes do Trabalho, Processos Educativos, Territorialidade Ancestral. Biodiversidade.
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